Pplware

Digit, o novo robô humanoide que poderá tirar emprego aos funcionários da Amazon

O mundo da robótica apareceu para ajudar os humanos na execução de algumas tarefas, como as mais pesadas, perigosas, repetitivas e com certos requisitos de precisão. O tempo vai passando e percebe-se que, em breve, muitos postos de trabalho serão entregues a estas máquina. Um caso que está a assustar os funcionários da Amazon é o Digit, um robô humanoide, com braços e pernas, que está a ser testado em Seattle, nos EUA.


A Amazon tem um novo funcionário nos seus armazéns de Seatle, nos EUA. Digit é um robô humanoide capaz de se mover, agarrar nas caixas e embalagens e deslocar estes items para os destinos na linha de separação.

O robô faz parte da ambição da gigante americana em tornar os seus serviços mais rápidos, eficientes e mais baratos. O caminho que a Amazon estruturou passa pelo investimento em robótica e IA.

Um robô com traços de humano

Ao invés da empresa mudar todos os processos da sua linha dos armazéns, a ideia é tornar as máquinas, estes robôs, mais parecidos com os humanos, por forma a ter linhas “hibridas”. Como tal, o Digit tem duas pernas e executa ações como um humano. Ele consegue subir e descer escadas para se deslocar entre locais e pisos diferenciados.

Para já, esta aposta está em modo protótipo para a Amazon o poder adaptar e melhorar utilizando-o em várias áreas dentro das unidades de armazenamento. Inicialmente, segundo referiu a gigante tecnológica, Digit irá ajudar na recolha e movimentação de caixas vazias, após os funcionários as terem esvaziado de produtos. Posteriormente, face ao seu tamanho e formato, o robô irá ser usado noutras atividades que envolvam a manipulação de objetos.

É importante frisar que esta é uma evolução na dinâmica de substituir funcionários humanos por robôs. A empresa já aposta nestas máquinas há vários anos. Lembrar-se-ão certamente do Sequoia ou mesmo do Sparrow, entre outros que foram sendo colocados em funções nas várias áreas da empresa.

Estes são os robôs que a Amazon utiliza:

Funcionários preocupados com os robôs nos seus locais de trabalho

A Amazon tem sido alvo de várias acusações por parte dos seus funcionários por estar a dispensar humanos e a colocar robôs no seu lugar. No início deste ano foi notícia um despedimento de perto de 20 mil funcionários da Amazon. E ao longo do ano assistimos a reajustes que, em várias áreas, também foram noticiados mais despedimentos.

Isso levou a algumas ações de protesto. Pela primeira vez, os trabalhadores da empresa no Reino Unido, fizeram greve alegando que até os robôs do armazém eram mais bem tratados do que as pessoas.

A Amazon argumenta que a introdução de tecnologias robóticas nos seus processos de trabalho não tem levado à redução de empregos, mas sim permitido o crescimento e a expansão da empresa. Segundo ela, a automação visa libertar os funcionários para que estes possam entregar mais e melhor aos clientes.

Segundo declarações à BBC, Tye Brady, tecnólogo-chefe da Amazon Robotics, refere que as pessoas são fundamentais para os processos, pelo que não acredita ser viável ter armazéns totalmente automatizados no futuro.

Num comunicado, a Amazon afirmou que, nos últimos 10 anos, diversos empregos foram criados nas operações, incluindo 700 novos tipos de trabalhos, em funções qualificadas, que não existiam anteriormente. Atualmente, a gigante tem mais de 750 mil robôs que atuam como pessoas, assumindo as tarefas altamente repetitivas.

Exit mobile version