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Dieselgate: Software da Volkswagen para corrigir problema volta a enganar condutores

Foi em 2015 que o Dieselgate, um dos maiores escândalos da indústria automóvel, aconteceu. A descoberta de que um grande número de carros da Volkswagen tinham software destinado a contornar as regras sobre a poluição. Este teve um impacto grande na empresa alemã, mas acabou com um acordo.

Uma das primeiras medidas acordadas entre a empresa e a justiça foi a atualização do software dos carros afetados. O problema surgiu agora com a descoberta que o novo software tem também medidas para novamente contornar as regras.


O software da Volkswagen volta a tentar enganar?

O impacto que o Dieselgate teve na Volkswagen foi inegavelmente grande. Para além de ter de admitir que enganou os consumidores e as autoridades, a empresa teve de pagar avultadas quantias. Tudo esteve assente no manipular do software de milhões de carros para assim conseguir contornar os testes de emissões poluentes.

Claro que isso veio a público e o resultado foi bem conhecido. Uma das obrigações que a Volkswagen garantiu foi a criação de um novo software para substituir o presente e que estava alterado. Este foi agora também colocado em causa. Segundo um tribunal distrital de Düsseldorf, surpreendentemente, este novo software tem também uma falha criada para contornar as regras.

O Dieselgate parece ter voltado a assombrar a marca

Em concreto, segundo o que foi revelado, este software altera o modo de funcionamento do sistema de limpeza de gases de escape. Este apenas funciona com temperaturas exteriores entre os 10 e os 32 graus. Fora destes valores o sistema simplesmente está desligado, aumentando seriamente os níveis de poluição libertados.

Esta descoberta poderá trazer novos problemas para a Volkswagen. Para além de uma nova má imagem para a empresa, terá impacto junto dos atuais detentores de carros da marca. Estes já tiveram de suportar muitas intervenções mecânicas e agora poderão ter de voltar a atualizar os seus carros.

Condutores vão poder ser compensados por esta falha

Há ainda a questão dos processos em tribunal que podem voltar. A Volkswagen tinha conseguido bloquear novos processos, após 3 anos da descoberta do caso. A decisão do tribunal de Düsseldorf pode deitar por terra este bloqueio e abrir caminho a novos processos.

Não se esperava que a Volkswagen voltasse a cometer este erro. Volta a colocar-se a si e às suas restantes marcas numa posição frágil e certamente com uma péssima opinião dos consumidores. Resta também saber qual será o impacto legal para a empresa deste problema agora descoberto.

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