Foi em 2015 que o Dieselgate, um dos maiores escândalos da indústria automóvel, aconteceu. A descoberta de que um grande número de carros da Volkswagen tinham software destinado a contornar as regras sobre a poluição. Este teve um impacto grande na empresa alemã, mas acabou com um acordo.
Uma das primeiras medidas acordadas entre a empresa e a justiça foi a atualização do software dos carros afetados. O problema surgiu agora com a descoberta que o novo software tem também medidas para novamente contornar as regras.
O software da Volkswagen volta a tentar enganar?
O impacto que o Dieselgate teve na Volkswagen foi inegavelmente grande. Para além de ter de admitir que enganou os consumidores e as autoridades, a empresa teve de pagar avultadas quantias. Tudo esteve assente no manipular do software de milhões de carros para assim conseguir contornar os testes de emissões poluentes.
Claro que isso veio a público e o resultado foi bem conhecido. Uma das obrigações que a Volkswagen garantiu foi a criação de um novo software para substituir o presente e que estava alterado. Este foi agora também colocado em causa. Segundo um tribunal distrital de Düsseldorf, surpreendentemente, este novo software tem também uma falha criada para contornar as regras.
Indeed incredible & another Diesel gate scandal within the Diesel gate scandal.
— Alex (@alex_avoigt) August 18, 2019
VW promised to fix the cheating device issue with a software update & the Düsseldorf court 2 days ago revealed that the software update had another cheating device included @VW, we have a problem https://t.co/TsBdj9jwaE
O Dieselgate parece ter voltado a assombrar a marca
Em concreto, segundo o que foi revelado, este software altera o modo de funcionamento do sistema de limpeza de gases de escape. Este apenas funciona com temperaturas exteriores entre os 10 e os 32 graus. Fora destes valores o sistema simplesmente está desligado, aumentando seriamente os níveis de poluição libertados.
Esta descoberta poderá trazer novos problemas para a Volkswagen. Para além de uma nova má imagem para a empresa, terá impacto junto dos atuais detentores de carros da marca. Estes já tiveram de suportar muitas intervenções mecânicas e agora poderão ter de voltar a atualizar os seus carros.
Condutores vão poder ser compensados por esta falha
Há ainda a questão dos processos em tribunal que podem voltar. A Volkswagen tinha conseguido bloquear novos processos, após 3 anos da descoberta do caso. A decisão do tribunal de Düsseldorf pode deitar por terra este bloqueio e abrir caminho a novos processos.
Não se esperava que a Volkswagen voltasse a cometer este erro. Volta a colocar-se a si e às suas restantes marcas numa posição frágil e certamente com uma péssima opinião dos consumidores. Resta também saber qual será o impacto legal para a empresa deste problema agora descoberto.