O seu veículo precisa de ir à inspeção? Com o cenário que se vive por causa da COVID-19 a ordem é de isolamento social e não devemos facilitar.
A data limite para a Inspeção Periódica Obrigatória (IPO) dos veículos poderá prolongar-se até três meses para viaturas com data de inspeção posterior ao passado dia 11. Há negociações em curso, mas estão a demorar algum tempo.
O país está meio parado… um pouco à semelhança do que acontece no mundo! A culpa é da COVID-19. A vida continua, mas é preciso tomar medidas urgentes de prevenção.
De acordo com o JN, decorrem reuniões entre os centros de inspeções, o Governo e o IMT, mas que o quadro legal poderá estar definido entre amanhã, quarta-feira, e o dia seguinte.
COVID-19 obriga também a “negociar” inspeções dos veículos…
Uma fonte ligada ao setor revelou que…
É essencial este enquadramento legal, pois, em caso da declaração do Estado de Emergência, as pessoas não vão poder sair de casa, inviabilizando a realização da IPO. Em caso de algum incidente, haveria problemas com as seguradoras e mesmo com as autoridades
O JN sabe que tem havido reclamações por parte de proprietários de viaturas pelo facto de o inspetor ter de se sentar ao volante para a realização de alguns testes, o mesmo se aplicando aos profissionais, obrigados a entrar em dezenas de viaturas por dia, sem saber das condições de saúde do seu proprietário.
Ainda segundo a mesma fonte…
Os centros já aplicam medidas de contingência, com os inspetores a usarem luvas e os centros a disponibilizarem desinfetantes de mãos, mas o risco existe sempre e é preferível suspender as inspeções