A Carta de Condução por Pontos entrou em vigor em junho de 2016. As mudanças foram significativas, sendo que a cada condutor foram atribuídos 12 pontos. Segundo alguns relatos recentes, há condutores que se queixam da falta de pontos.
Se um condutor não cometer nenhum tipo de infrações de trânsito durante três anos, ganha três pontos, até um limite máximo de 15. No entanto, são vários os condutores que verificam que a pontuação da carta de condução não está atualizada na plataforma.
Ao Jornal de Notícias, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) admite o problema, referindo que as queixas “serão pontuais”, e explica que o problema é resolvido mediante o contacto “com a linha de apoio” do Portal das Contraordenações.
Como saber quantos pontos tem na carta de condução?
Saber o número total de pontos na carta de condução é um processo simples. Para começar devem aceder ao Portal das Contraordenações e depois carregar em Portal Contraordenações.
Em seguida escolham o método de autenticação. Para este artigo vamos escolher o cartão de cidadão, em concreto, a chave móvel digital.
A Chave Móvel Digital (CMD) é um sistema simples e seguro de autenticação dos cidadãos em portais da Administração Pública na Internet e recentemente passou a estar disponível também em alguns sites de empresas privadas.
Em seguida, no separador superior, escolham a opção Chave Móvel Digital e escolham qual o Método de autenticação.
Já dentro do Portal devem, no menu, aceder a Cadastro > Consulta de Pontos. Aí podem saber os pontos atuais. Não se esqueçam que por cada três anos sem infrações, ganham mais três pontos, sendo que o valor máximo de pontos é 15.
A ANSR refere que caso os pontos adicionais não estejam contabilizados, estes são atribuídos automaticamente a todos os que não cometeram infrações durante três anos.
A informação sobre os pontos na carta também pode ser obtida no Balcão do Condutor, aqui.