Pplware

Exemplo para o Mundo? Metade dos carros vendidos na Noruega são elétricos

Já está provado que os carros elétricos vieram para ficar e são, cada vez mais, uma opção dos consumidores. Pensava-se que a sua adopção seria lenta, mas a realidade que vemos é bem diferente.

Um caso de sucesso parece vir agora da Noruega. Segundo os mais recentes dados, mais de metade dos carros vendidos na Noruega são já elétricos.


Foi um momento marcante e simbólico, mas o passado mês de março ficará na história. O caso é de louvar e pela primeira vez foram vendidos mais carros elétricos do que carros de motores de combustão na Noruega.

Os carros elétricos são já os mais vendidos

Ao todo, e em março, a percentagem de veículos elétricos atingiu os 58,4%. Estes valores são ainda mais representativos se forem olhados numa perspectiva mais alargada. Nos primeiros 3 meses ed 2019, a taxa de vendas destes carros está já nos 48,4% e espera-se que ultrapasse os 50% ao longo do ano.

Claro que esta subida do mês de março está associada à chegada do Tesla Model 3 à Europa e ao início das entregas deste modelo. Para além deste modelo, andas vendas continuaram a focar-se em modelos mais económicos.

A Noruega é um exemplo para o resto do mundo

Com estes números, a Noruega mostra ser um caso de sucesso a nível mundial. O país espera que até 2025 todos os carros a serem vendidos sejam movidos a eletricidade. No entanto, os benefícios atribuídos vão ser terminados já em 2021.

A Noruega, tem 5,3 milhões de habitantes e forneceu grandes incentivos para a compra de carros elétricos. Renunciou as taxas de importação de veículos e de registro nas e vendas, para impulsionar as vendas. Os proprietários não pagam portagens e usam faixas de bus nos centros urbanos congestionados.

Mesmo impulsionadas pela chegada do Model 3, as vendas de elétricos não param de crescer na Noruega. Este país mostra assim que é possível seguir esta via e fazer a transição para os carros elétricos, de forma simples.

Exit mobile version