Foi em finais de março que informamos que a Comissão Europeia tinha aprovado a imposição de um limitador de velocidade para carros produzidos a partir de 2022 e uma caixa negra idêntica à dos aviões!
Tais medidas foram agora aprovadas pelo Parlamento Europeu.
É já a partir de 2022 que os carros vão ser obrigados a ter novos “mecanismos de segurança”. O conjunto de medidas já tinha sido aprovado pela Comissão Europeia e esta semana foram aprovadas pelo Parlamento Europeu – ver aqui.
Das várias medidas, destaque para o facto dos veículos fabricados a partir de 2022 terem de incluir limitador de velocidade e caixas negras.
Rózà Thun, eurodeputada, citada pela Lusa, refere que uma especie de “limitador de velocidade” foi a medida mais controversa. O limitador…
…fornecerá indicações ao condutor, com base em mapas e na observação da sinalização rodoviária, quando o limite de velocidade for ultrapassado.
Não introduzimos um limitador de velocidade, mas sim um sistema inteligente para alertar os condutores de que estão em excesso de velocidade. Isso não apenas nos deixará mais seguros, como ajudará os condutores a evitar multas por excesso de velocidade.
O limitador de velocidade é um sistema que permite ao condutor estabelecer uma velocidade máxima a que deseja conduzir. Diferencia-se do regulador e do cruise control porque não obriga a conduzir sempre à velocidade definida, só atuando quando o condutor excede o limite estabelecido – saber mais aqui.
Ao todo são 15 as melhorias que se aplicam a automóveis de passageiros, comerciais ligeiros, camiões e autocarros. Com tais medidas espera-se também que os ciclistas e peões, que circulam junto à estrada, estejam mais seguros.
Novos Sistemas Obrigatórios
- ISA (Intelligent Speed Assistence): limitador de velocidade automático que vai cruzar informações do GPS com dados locais da via em que o condutor está, o motorista será impedido de exceder os limites de velocidade;
- Sistema de Câmaras de Monitorização Interna: avalia o estado do condutor através de câmaras internas. Avisar o condutor no caso de sonolência e distração (uso de telemóveis, por exemplo). Pode bloquear o veículo se notar que o motorista não está em condições de conduzir por causa de drogas ou álcool;
- Gravador de Dados de Eventos (EDR): Caixa negra do veículo, que regista o que houve no caso de um acidente;
- Sistema de Câmaras e Assistência de marcha atrás: passa a ser obrigatória para todos os veículos, com recurso à câmara e sensores;
- Paragem automática de emergência: o veículo reconhece o sinal vermelho;
- Lane-Keeping Assistance: sistema automático que garante que o veículo não sai da faixa de rodagem de forma abrupta;
- Travagem de emergência automática (AEBS, em inglês): o radar mede continuamente a distância entre os veículos, peões e ciclistas, e faz a travagem de emergência se o motorista não responder em tempo útil;
- Cintos de Segurança otimizados: testados em simulações de choques frontais;
- Vidros de segurança otimizados: testados em simulações de choques frontais;
- Barra de proteção de impacto lateral: para melhorar a segurança dos ocupantes dos veículos;
- Melhoramento da visão dos motoristas de autocarro e camiões: objetivo é remover pontos cegos dos condutores;
- Sistemas de aviso na frente e lateral do veículo: para detetar e avisar aos motoristas sobre peões e ciclistas na estrada, especialmente nas curvas;
- Sistema automático de monitorização da pressão dos pneus