Os carros estão cada vez mais silenciosos… alguns então já nem se ouvem! Ainda assim, o ruído nas cidades provocado por alguns veículos pode tornar-se bastante desagradável para todos.
Como tal, Paris está a testar um controlo de veículos pioneiro, para detetar os carros e outros meios de transporte que emitam ruído demasiado elevado.
Em França, mais propriamente na cidade de Paris, em algumas zonas da cidade, está a ser implementado um novo sistema de radares que detetam ruído demasiado elevado.
Este problema acontece essencialmente com motos ou carros associados a alguns grupos que gostam de exibir o barulho dos seus motores pelas ruas das cidades. Acabando assim por perturbar moradores e transeuntes.
Radares de controlo de ruído
Segundo a Reuters, o sistema está a ser implementado em bairros residenciais e o objetivo passara por identificar veículos ruidosos, identificar a sua localização e multá-los automativamente.
Para já, o sistema ainda não foi ativado, mas será que um novo projeto de lei do governo seja aprovado. Este terá como objetivo permitir que o radar de som seja ligado às câmaras de vigilância da polícia, podendo assim serem emitidas as multas de forma automática.
O ruído é uma desgraça da vida moderna e um enorme problema de saúde. Prejudica as pessoas como o fumo para um fumador passivo.
Referiu Didier Gonzales, chefe da agência de poluição sonora de Bruitparif.
Atualmente, a França já tem legislação que limita o ruído dos veículos, contudo, é difícil de aplicar. Para a polícia torna-se difícil detetar e comprovar quem é o infrator.
O novo dispositivo de controlo possui quatro microfones que medem os níveis de decibéis a cada décimo de segundo e podem triangular onde o som se origina. Assim, o problema anterior poderá ser minimizado, de forma a condenar os infratores.