Caminhamos a bom ritmo no sentido da eletrificação dos carros. Várias marcas já têm ofertas neste segmento e em Portugal as vendas revelam que será um mercado interessante.
Segundo a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO), se todos os carros que circulam em Portugal fossem elétricos o consumo de energia aumentaria 14%.
Se todos os carros fossem 100% elétricos…
A APETRO apresentou recentemente um conjunto de dados bastante interessantes. De acordo com a Associação, se todos os carros trocassem os seus motores a gasolina e gasóleo por 100% elétricos, Portugal pouparia 1723 milhões de euros. Este valor é referente às importações de combustíveis fósseis.
Por outro lado, se todos os carros que circulam em Portugal fossem 100% elétricos tal “implicaria um aumento de 14,2% (6665 GWh por ano)”. Um aumento de 10% em comparação aos números da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos relativos a 2018. Em 2018 o consumo energético quase chegou aos 47 mil GWh.
De acordo com a Associação do Comércio Automóvel de Portugal, só este ano já foram vendidos 5422 carros elétricos. Tais números significam que as vendas duplicaram (dados relativos aos primeiros nove meses do ano).
O país europeu onde circulam mais carros poluentes é a Alemanha (9,9 milhões). Segue-se a França (9,8 milhões) e o Reino Unido (8,5 milhões). Portugal ocupa a 10ª posição com 846 mil carros poluentes a gasóleo.