Além da autonomia, também o tempo de carregamento é apontado como um entrave aos carros elétricos, por ser comparado ao tempo que um carro movido a gasolina ou gasóleo demora a ser atestado. Ora, uma empresa chinesa conseguiu esbater significativamente essa diferença.
Uma fabricante chinesa mostrou que conseguiu atingir capacidades de carregamento rápido singulares, deixando a indústria perplexa. Numa série de vídeos publicados nas redes sociais chinesas, a Li Auto mostrou o quão rápido poderá ser carregado o seu próximo lançamento.
Pelo que é revelado, a fabricante carregou a bateria de 100 kWh do seu modelo MEGA de 10 a 80% em 10 minutos.
Estes números representam um recorde verdadeiramente impressionante, num teste em que a proposta da Li Auto atingiu uma potência máxima de carregamento de quase 522 kW, e quebrou o recorde estabelecido pelo Xpeng G9 de 445 kW.
Para referência, a potência de carga da geração atual do Porsche Taycan é de 270 kW, ao passo que a próxima será de 300 kW.
Conforme partilhado, o carro elétrico mantém uma potência acima de 40 kW até aos 60% de carga, passando para 315kW entre os 60 e 80%.
Para o teste, a Li Auto utilizou um supercharger de design próprio: durante o carregamento, a corrente pode chegar a 711,6 amperes. Até agora, o carregador mais rápido era um desenhado pela Huawei, que atinge 600 kW e 600 amperes.
O segredo para isto reside na bateria usada no elétrico da Li Auto. Segundo a fabricante, o pack CATL Kirin consegue recuperar 500 km de autonomia em apenas 12 minutos.
Além de tudo isto, a bateria foi projetada para que o calor gerado não afete a sua vida útil, mesmo utilizando essas potências regularmente. Isto, graças a um sofisticado sistema de refrigeração líquida.