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BMW i3 modificado consegue 700 quilómetros de autonomia

A autonomia fornecida pelas baterias é ainda o calcanhar de Aquiles de um novo segmento que floresce a cada dia, o mercado dos veículos elétricos. Embora algumas marcas tenham já a meta dos 400 quilómetros de autonomia no horizonte do aceitável, a verdade é que ainda são poucas a lá chegar…. mesmo muito poucas.

Uma empresa de engenharia alemã modificou um BMW i3 para implementar uma bateria de 100 kWh no mesmo espaço que a bateria original de 33 kWh. Com esta alteração e algumas otimizações, a empresa conseguiu viajar pelo menos 700 quilómetros com uma única carga.


A empresa alemã Lion Smart, que fornece serviços de engenharia especializada para OEMs e fornecedores da indústria automóvel, desenvolveu uma bateria de 100 kWh de capacidade para o BMW i3 , capaz de atingir um intervalo de aproximadamente 700 quilómetros com uma única carga.

O BMW i3 é atualmente comercializado, em todas as suas versões, com uma bateria de 33 kWh, composta por células que totalizam 94 Ah. A sua autonomia homologada sob o novo ciclo WLTP é de 225 quilómetros com cada carga. Esta bateria, localizada na parte inferior do compartimento de passageiros, ocupa o mesmo espaço que a de 22 kWh que a primeira geração do elétrico alemão montou.

Em contraste, a nova bateria, fornecida pela Samsung, alcança uma densidade de energia mais alta sem exigir mais espaço ou aumentar excessivamente o peso.

Engenheiros da Lion Smart conseguiram introduzir no mesmo espaço uma bateria que triplica a capacidade da original, mantendo a sua forma e outros componentes mecânicos e eletrónicos do carro. A nova bateria tem uma densidade de energia de 230 Wh/kg, ou 460 Wh/l olhando ao volume.

De acordo com a empresa, com esta bateria é possível viajar até 700 quilómetros com uma única carga, embora não tenham informado mais detalhes para verificar este valor. Também anunciam a capacidade de recarga “ultra-rápida”, embora não especifiquem a potência que pode suportar, uma característica fundamental quando se fala de baterias de tal capacidade, uma vez que os tempos de recarga serão maiores que o habitual.

O BMW i3 original suporta apenas cargas a 3,7 kW de potência (16 A) com o carregador padrão. Opcionalmente, poderá ter uma carga trifásica de até 22 kW e a carga contínua pode ser incorporada através do protocolo CCS a 50 kW de potência. Neste último, o mais rápido, levaria duas horas para conseguir uma carga completa.

A nova bateria é montada numa arquitetura modular flexível, que suporta diferentes tensões e que, aumentando o seu tamanho, pode alcançar até 203 kWh de capacidade.

Também incorpora algumas melhorias em relação à original. Traz um fusível em cada uma das células, portanto, se ocorrer uma falha numa delas, será desligada para garantir que o restante das células não seja afetado. Depois, por ser um sistema importantíssimo, para garantir performance, segurança e usabilidade, foi introduzido um circuito de refrigeração mais eficiente que aquele que vem nestes veículos da BMW. Permite um arrefecimento distribuído por todas as células.

Por fim, foi igualmente introduzido um sistema de comunicação por infravermelhos, que reduz significativamente a quantidade de cabos das células, reduzindo o peso e o espaço ocupado.

Embora os rumores tenham surgido em várias ocasiões sobre uma nova geração de baterias para o BMW i3, o fabricante alemão ainda não confirmou se está a trabalhar numa nova atualização deste componente, o que poderia levar o pequeno elétrico alemão a ter uma bateria de maior capacidade.

Esta “modificação” do Lion Smart mostra que ainda há muito a ser feito no que diz respeito ao aumento de densidade de energia das baterias de lítio.

 

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