Com a emergente procura por opções de carros elétricos, as fabricantes precisam de garantir que os materiais necessários à sua produção não escasseiam e dão uma resposta eficiente. Nesse sentido, alguns conhecidos bilionários estão a apoiar a procura dos metais utilizados nos veículos.
Esta ajuda surge também da necessidade das empresas em corresponder aos objetivos de emissões estabelecidos.
Conforme se prevê, a procura por carros elétricos irá disparar num futuro próximo. Paralelamente, e tendo em conta os objetivos estabelecidos que visam a neutralidade carbónica, nas próximas décadas, as fabricantes estão também focadas na transição para uma mobilidade elétrica.
Contudo, essa transição dos motores de combustão para os elétricos não será fácil, pela quantidade de metais necessária para concretizar o objetivo. Então, por forma a resolver este problema, a KoBold Metals, uma empresa de exploração mineral, está a ser apoiada por vários bilionários. De entre eles, o fundador da Microsoft, Bill Gates, o fundador da Amazon, Jeff Bezos, o fundador da Bloomberg, Michael Bloomberg, e o fundador da Bridgewater Associates, Ray Dalio.
De acordo com um comunicado de imprensa, a empresa concordou em colaborar com a Bluejay Mining (JAY.L), para a procura de metais, na Gronelândia. Afinal, o objetivo da KoBold Metals passa por descobrir e desenvolver novas “fontes éticas” dos materiais mais importantes usados nos carros elétricos. Ou seja, procura matérias-primas estratégicas, através de Inteligência Artificial e computação.
Com a ajuda dos bilionários, a empresa investirá 15 milhões de dólares no projeto Disko-Nuussuaq, da Bluejay Mining, na Gronelândia, para a procura de níquel, cobre, cobalto e platina. O financiamento será utilizado para conduzir uma avaliação e perfuração inicial.
O rico inventário de dados governamentais e de exploração fornece um excelente ponto de partida para que a KoBold utilize tecnologia exclusiva para apoiar a exploração.
Disse Peter Lightfoot, chefe da Magmatic Systems na KoBold Metals, em declaração.
Apesar deste e de outros esforços no mesmo sentido, os metais são fontes não renováveis. Por isso, é preciso encontrar métodos de reciclagem dos materiais que, juntos, dão vida aos carros elétricos.