As baterias de iões de lítio dão corpo a debates e alimentam verdadeiras discussões relativas, principalmente, aos carros elétricos. Ora, e se houvesse uma alternativa? Talvez… baterias de iões de oxigénio?
Uma bateria de iões de oxigénio é a proposta da Universidade Técnica de Viena (TU Wien) que se refere a ela como uma “nova invenção”, por poder ser “extremamente durável, não requerer elementos raros e resolver o problema dos perigos de incêndio”.
As baterias de iões de lítio são, hoje em dia, omnipresentes – desde carros elétricos a smartphones. Mas isso não significa que sejam a melhor solução para todas as áreas de aplicação.
Disse a TU Wien, num comunicado, através do qual anunciou que “conseguiu desenvolver uma bateria de iões de oxigénio que tem algumas vantagens importantes”.
Conforme explicou, uma bateria de iões de oxigénio não permite densidades de energia tão elevadas quanto a de iões de lítio. No entanto, “a sua capacidade de armazenamento não diminui irremediavelmente com o tempo”, podendo ser regenerada e, dessa forma, permitir uma vida “extremamente mais longa”.
A par disso, a TU Wien clarificou que uma bateria de iões de oxigénio pode ser produzida sem recorrer a elementos raros e, mais ainda, pode ser feita a partir de materiais incombustíveis.
Considerando as vantagens e desvantagens desta “nova invenção”, o comunicado menciona que estas baterias não se destinam a smartphones ou carros elétricos, porque só atingem “cerca de um terço da densidade de energia a que se está habituado”, além de funcionarem a temperaturas entre os 200 e 400 °C. Por sua vez, poderão ser uma “excelente solução para grandes sistemas de armazenamento de energia”.
Se precisar de uma grande unidade de armazenamento de energia para armazenar temporariamente energia solar ou eólica, por exemplo, a bateria de iões de oxigénio pode ser uma excelente solução. Se construir um edifício inteiro cheio de módulos de armazenamento de energia, a menor densidade de energia e o aumento da temperatura de funcionamento não desempenham um papel decisivo. Mas os pontos fortes da nossa bateria seriam aí particularmente importantes: a longa vida útil, a possibilidade de produzir grandes quantidades destes materiais sem elementos raros, e o facto de não haver risco de incêndio com estas baterias.
Esclareceu Alexander Schmid, do Institute of Chemical Technologies and Analytics da TU Wien.
Bateria de iões de oxigénio resulta da exploração de novas abordagens
No comunicado, Alexander Schmid começa por explicar que têm tido muita experiência com materiais cerâmicos “que podem ser utilizados para células de combustível durante bastante tempo”. A partir daí, pensaram em investigar a viabilidade desses materiais para a construção de uma bateria.
O princípio básico é na verdade muito semelhante ao da bateria de iões de lítio. Mas os nossos materiais têm algumas vantagens importantes.
Explicou, por sua vez, o professor Jürgen Fleig.
Conforme aprofundou, as cerâmicas não são inflamáveis e, mais do que isso, não há necessidade de elementos raros, que, além de dispendiosos, só podem ser extraídos de uma forma pouco simpática para o ambiente.
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