Um dos pontos mais importantes nos modelos carros elétricos é a sua autonomia. Muito para além do desempenho que possam trazer, interessa sempre aos condutores a distância máxima que estes conseguem cobrir com uma única carga.
Se nos habituámos a ver os modelos da Tesla com valores de autonomia elevados, esperava-se que o seu rival da Porsche tivesse valores próximos. A mais recente avaliação oficial mostrou o contrário com o Taycan Turbo a percorrer apenas 323 quilómetros.
Todos os fabricantes procuram dar aos seus carros elétricos o máximo de autonomia. É este o valor que vai ditar as distâncias que conseguem percorrer com apenas uma carga e um fator no momento da escolha.
EPA dá autonomia fraca para o Taycan
Com uma chegada recente ao mercado, esperava-se saber os primeiros resultados das avaliações oficiais do novo Porsche Taycan Turbo. A marca anunciava anteriormente valores na ordem dos 450 quilómetros, um valor que fica agora muito longe do apresentado pela EPA.
Outros carros menores conseguem melhores resultados
A entidade oficial norte-americana testou o carro elétrico da Porshe e obteve um valor de apenas 323 quilómetros (201 milhas). Este é um valor próximo do Audi E-Tron, que apresenta 328 quilómetros(204 milhas). Fica, no entanto, longe do que carros da concorrência com baterias menores oferecem.
Quando este valor é comparado com o que a concorrência direta oferece, a diferença é inegavelmente maior. O modelo de maior autonomia do Tesla Model S consegue cobrir 600 quilómetros (373 milhas) com apenas uma carga de bateria. Mesmo o Model 3 consegue ter igualmente um melhor desempenho nesta área.
Porsche já tinha iniciado outros testes autónomos
Curiosamente a Porsche tinha já iniciado um processo de testes com uma entidade independente. Os valores aqui obtidos rondam os 443 quilómetros (275 milhas). A empresa alemão declarou que estes testes não são uma resposta aos valores da EPA.
A Porsche, entretanto, reagiu aos resultados apresentados pela entidade norte-americana. Responsáveis da marca revelaram que já esperavam um valor abaixo do anunciado. Provavelmente não sabiam é que a diferença seria tão grande. Este será o valor que a marca terá posteriormente de anunciar nos EUA, muito longe da concorrência.