Pplware

Segmento automóvel: Europa deixa cair o Wi-Fi e aposta no 5G

Atualmente existem duas excelentes tecnologias no que diz respeito às comunicações, o Wi-Fi e o 5G. Com as características conhecidas do 5G, é provável que em alguns cenários o Wi-Fi deixe de fazer sentido.

Depois de aprovarem o Wi-Fi como padrão para as comunicações no segmento automóvel, a Comissão Europeia voltou atrás e apoia agora o 5G como tecnologia padrão.


Foi em abril que Comissão Europeia aprovou a tecnologia Wi-Fi como padrão para a comunicação dentro e entre carros. O uso da tecnologia Wi-Fi era apoiado pela Volkswagen, Toyota, Renault, NXP, Autotalks e Kapsch TrafficCom.… no entanto, agora tudo parece ter mudado e a Comissão Europeia passou a apoiar a tecnologia 5G como padrão para este segmento.

Esta tecnologia tem o apoio de marcas como a BMW, Daimler, Ford, PSA Peugeot Citroen, Ericsson, Huawei, Intel, Qualcomm e Samsung.

Não se sabe ainda quais foram as motivações para a mudança de escolha. Tal informação deverá ser apresentada na reunião do próximo dia 8 de julho.

A tecnologia 5G é hoje um tema da nossa sociedade, especialmente de quem está ligado à parte tecnológica, mas também ao segmento automóvel. Portugal só definirá em setembro uma estratégia para a utilização desta tecnologia. Na nossa vizinha Espanha esta nova tecnologia já é uma realidade – ver aqui.

Para além de maiores débitos (20 Gbps) e maior mobilidade (500Km/h), esta tecnologia deverá garantir tempos de resposta menores (latências de 1ms) e permitirá um grande número de dispositivos ligados (1 milhão/Km²).

Leia também…

Exit mobile version