Os carros elétricos vieram trazer novos desafios às empresas que agora se aventuram neste mercado e nesta tecnologia. Têm de mudar de forma completa os seus paradigmas e tomar abordagens que acabam por ser mais simples.
Uma dessas formas está na manutenção exigida. O problema é que algumas marcas parecem ter esquecido alguns pormenores. A Audi, por exemplo, está agora surpreendentemente a mostrar uma mensagem que pede a mudança de óleo no motor elétrico do e-tron.
Mudança de óleo num motor elétrico?
Uma das mudanças que os carros elétricos vieram trazer está na manutenção exigida. Estes são mais simples e menos exigentes. Os seus motores, por não terem partes móveis, dispensam qualquer lubrificação e consequentemente óleo e as respetivas mudanças periódicas.
É por isso estranho o que agora está a surgir num grupo reduzido de carros elétricos da Audi. Os e-tron estão a apresentar uma mensagem que pede ao condutor que posteriormente agende a mudança de óleo neste carro. Sendo um elétrico, este é sobretudo um cenário impossível.
Audi hat den Sprung ins elektrische Zeitalter noch nicht ganz verkraftet. Am Ölwechsel hängt man noch sehr. Im Bild: Auto e-tron Cockpit. pic.twitter.com/6ghNL2rFuW
— Georg Konjovic (@GeorgKonjovic) January 18, 2020
A Audi já explicou o que se está a passar
Aparentemente esta mensagem não está limitada a um grupo específico de carros ou modelos, estando a ser apresentada em veículos elétricos que foram vendidos na Europa e nos EUA. Esta é uma mensagem que normalmente surge aos 10 mil quilómetros, mas num carro com motor de combustão.
Já existe uma explicação para esta situação, que se sabe não ser preocupante ou perigosa para os carros, ou os seus condutores. A Audi, que já foi questionada com esta situação, já explicou e justificou a razão.
Parece atingir apenas algumas unidades do e-tron
Segundo o que a marca alemã referiu, esta mensagem não deveria surgir, mas como os seus carros partilham parte dos sistemas de alarmistica e info-entretenimento, esta informação foi passada. Deveria ter sido removida e os modelos mais recentes estão já salvaguardados.
Não sendo perigosa ou alarmante, esta é uma situação eventualmente caricata. Mostra como as marcas, e em especial a Audi tem de repensar a forma como poupa no desenvolvimento dos seus sistemas. Poderá reciclar, mas tem mesmo de os adaptar corretamente aos carros elétricos.