Têm sido várias as cidades europeias que já baniram a circulação de carros a diesel com o objetivo de melhorar a qualidade do ar.
O cerco aos veículos movidos a combustíveis fósseis tem aumentado e agora chega uma decisão inédita do tribunal alemão que decidiu que as cidades de Gelsenkirchen e Essen poderiam proibir a circulação de veículos a diesel, mais antigos, de circular em algumas auto-estradas.
Se até agora começavam a existir limitações para a circulação de veículos a diesel nos centros das cidades, o cenário para vir a mudar ainda mais. Um tribunal alemão deu luz verde às cidades de Gelsenkirchen e Essen para estas proibirem a circulação de veículos poluentes em determinadas zonas da auto-estrada A40.
Esta é uma decisão inédita por parte de um tribunal e tais restrições serão aplicadas já em julho de 2019. De salientar que a proibição afetará a circulação de veículos com motor a diesel homologados com a norma Euro 5 ou com normas inferiores.
Os veículos movidos a diesel que estejam homologados com norma Euro 5 podem emitir apenas 180 miligramas de óxidos nítricos (NOx) por quilómetro, em vez dos anteriores 250 miligramas. A norma Euro 5 entrou em vigor em setembro de 2009.
|Via spiegel