Depois de equipar, ainda que de forma subtil, a Noruega, a NIO chegou à Alemanha, com uma nova estação destinada à troca de baterias de carros elétricos. Esta solução é um sucesso na China e surge como alternativa ao carregamento que conhecemos.
A estação já abriu oficialmente, antes mesmo de a marca dar as suas cartas no mercado alemão dos elétricos.
Em agosto deste ano, noticiamos que a NIO iria trazer mais estações de troca de baterias para a Europa, mesmo não sendo uma prática comum por cá. Esta decisão foi tomada depois de o conceito se provar um sucesso, na China, oferecendo uma alternativa às estações de carregamento que conhecemos.
Mais de um mês depois, faltando apenas uma semana para a entrada oficial da empresa de elétricos no país, que acontecerá no dia 7 de outubro, a NIO abriu a primeira estação de troca de baterias, na Alemanha. O projeto demorou três meses até estar concluído e foi estabelecida uma parceria entre a empresa chinesa e a alemã TSG.
Embora a data esteja próxima, a verificação das instalações ainda não está concluída, estando em falta os testes de calibração, que têm de ser efetuados em todos os equipamentos onde vão ser colocados carros, para que lhes sejam trocadas as baterias.
A estação de troca de baterias da NIO está localizada em Zusmarshausen, na Alemanha, na Autobahn A8, entre Ulm e Augsburg, é uma parceria com a empresa Sortimo, e poderá garantir 312 trocas por dia. Este valor é consideravelmente mais alto do que aquele assegurado inicialmente, de apenas 120 trocas. Na China, já existem mais de 1000 estações semelhantes em funcionamento.
Agora, a Europa possui três estações de troca de baterias, com as duas que a Noruega já recebeu também. O plano da empresa passa por ter 4000 estações de troca de baterias até 2025, sendo que, dessas, 1000 estarão fora da China.