Pplware

Afinal a Tesla não está a enganar os testes de colisão da Euro NCAP e outras agências

A dúvida foi lançada há várias semanas e mostrava que a Tesla poderia estar a enganar os testes de segurança aos seus carros. Esta afirmação chegou pelo Twitter e resultava da avaliação do código dos carros da empresa.

Essa ideia parece agora ter sido deitada por terra, fruto das investigações da Euro NCAP e das declarações associadas. Esta agência avaliou a Tesla e os seus carros, não tendo encontrado evidências de que há mesmo esta proteção nestes carros elétricos.


Euro NCAP não encontrou provas de “enganar”

Nunca foi provado de forma clara que a Tesla tinha uma medida especial para proteger os seus carros contra os testes da Euro NCAP e de outras agências similares. A verdade é que era apenas código presente no software dos seus carros elétricos e que estaria dedicado à ANCAP e a outras agências como a Euro NCAP.

Foi precisamente esta última, dedicada aos mercados europeus, que veio agora dar conta dos resultados das suas investigações. A Euro NCAP avaliou os testes realizados e outros elementos e não encontrou provas de uma tentativa de enganar os testes.

A integridade do seu esquema de classificação por estrelas é de extrema importância para a Euro NCAP e continuaremos a fazer tudo o que pudermos para garantir que a classificação reflita a segurança que os consumidores podem esperar dos seus veículos. Até agora, as investigações da Euro NCAP não revelaram nenhuma evidência de uma tentativa de “enganar” os testes da Tesla

Tesla já se tinha defendido destas acusações

A Tesla já tinha vindo a público defender-se e revelar a razão pela qual este código específico existe. Serve apenas para identificar a região pretendida do carro, porque cada mercado tem a sua própria legislação e requisitos. A Tesla quer assim configurar os seus carros antes de enviá-los para a referida região.

Ainda assim e segundo @greentheonly, que denunciou inicialmente esta situação, a explicação apresentada pela Tesla parece estranha. Referiu que no Japão, que possui marcações e sinais exclusivos, não existe qualquer código específico presente nos carros elétricos da marca.

Testes aos carros vão ser repetidos no futuro

A informação agora revelada pela Euro NCAP é importante e vem ilibar a Tesla das acusações feitas antes. Não prova de forma clara que este código não age de forma direta nos testes, mas deixa bem visível que qualquer situação anormal teria sido detetada de imediato.

Depois da desconfiança deixada com um simples tweet, tudo parece esclarecido e a Tesla ilibada das acusações apresentadas. Quanto aos testes, a marca continua com valores perto da perfeição em cada um dos seus carros elétricos.

Exit mobile version