A Volvo prometeu e vai cumprir! A fabricante automóvel referiu, há cerca de um ano, que os seus carros iriam ter uma velocidade máxima de 180 km/h. O objetivo é claramente limitar o número de mortes por acidente devido ao excesso de velocidade.
Será que outras empresas do ramo automóvel vão seguir o exemplo?
Com tantos limites de velocidade há veículos que continuam a ter grande um grande poder conseguindo atingir “altas velocidades”! Esse é também um trunfo das marcas que destacam tais características. Em sentido oposto, e com o objetivo de poupara vidas, a Volvo referiu recentemente que os seus novos carros só irão atingir a velocidade máxima de 180 km/h.
Limitador de velocidade e Care Key nos novos Volvo
Além disso, todos os veículos da empresa irão incluir um recurso designado de Care Key, que permitirá aos seus proprietários definirem limites de velocidade adicionais. A Volvo refere que esta funcionalidade servirá, por exemplo, para os pais limitarem a velocidade dos carros quando os emprestam aos filhos.
Quando revelou que iria limitar a velocidade dos seus carros, a Volvo disse também que a atual tecnologia de segurança e as infraestruturas das cidades não ajudam na segurança rodoviária.
Acreditamos que um construtor tem a responsabilidade de ajudar a melhorar a segurança rodoviária. A tecnologia de limitação de velocidade que agora introduzimos e o diálogo que ela iniciou encaixam-se nesse pensamento. O limitador de velocidade e Volvo Care Key ajudam as pessoas a refletir e perceber que o excesso de velocidade é perigoso. Além disso, estamos a proporcionar mais tranquilidade e a motivar melhores comportamentos dos condutores
Malin Ekholm, responsável pela Volvo Cars Safety Centre
Esta é uma interessante atitude por parte da empresa. Tal como já tinha referido, a Volvo tem também planos para introduzir novas funcionalidades que visam limitar os efeitos de uma condução com distrações ou sob o efeito do álcool. Um dos sistemas que a Volvo pretende implementar é um conjunto de câmara e sensores nos automóveis, quando o condutor não está a responder aos avisos do veículo.
A Volvo reconhece que a tecnologia em redor do automóvel, poderá não ser, por si só, suficiente para atingir a redução de acidentes e por isso saliente o comportamento e o papel do condutor.