Com muitas propostas de antivírus no mercado, a Microsoft decidiu investir numa solução própria e apresentou o Windows Defender para todos poderem usar. Integrado no Windows 10, esta é a solução de segurança que muitos usam e em que confiam.
O Windows Defender por norma não é muito explorado e é sempre usado de forma tradicional. Há uma forma diferente de o usar e é isso que vamos hoje mostrar.
Mesmo não sendo o mais conhecido, o Windows Defender está na lista de preferências da maioria dos utilizadores. Provavelmente muitos nem sabem que o usam, mas a verdade é que dependem dele para garantir a sua segurança.
A Microsoft garantiu a sua integração no Windows 10 numa interface própria, mas a verdade é que ele pode ser usado diretamente da linha de comando, de forma muito simples.
Como atualizar o Windows Defender na linha de comando
O primeiro passo é sempre a atualização do antivírus, garantindo que está sempre pronto a ser usado com as mais recentes assinaturas. Comecem por abrir uma janela de DOS e preparem o comando MpCmdRun.exe.
Este será idêntico para todas as ações, sendo apenas necessário alterar as flags associadas a cada comando. No primeiro caso, da atualização, usamos o seguinte comando:
"%ProgramFiles%\Windows Defender\MpCmdRun.exe" -SignatureUpdate
O comando é rápido a executar e no final irá ser mostrada uma mensagem de sucesso, a indicar que a atualização foi feita sem problemas.
Como usar o DOS para analisar o Windows 10
A análise do Windows Defender, pela linha de comando, pode ser feita usado uma de três flags. Cada uma delas garante uma maior ou menor profundidade e são as seguintes: ScanType 1 (análise rápida), ScanType 2 (análise completa) e ScanType 3 (análise personalizada).
No caso de uma análise rápida ou completa, esta recorre apenas a uma flag e é simples de usar. O comando para essa análise é o seguinte, alterando apenas o valor de X para 1 ou 2:
"%ProgramFiles%\Windows Defender\MpCmdRun.exe" -Scan -ScanType X
Também aqui, no final, será mostrada uma mensagem a indicar que a análise terminou, mostrando quais os ficheiros que tiveram problemas
Analisar uma pasta com o Windows Defender no Windows 10
Por fim, e para pesquisar uma pasta específica ou uma área bem identificada do disco, devem usar a opção ScanType 3, a da análise personalizada.
Neste caso devem também indicar qual a pasta a ser analisada, para que o Windows Defender possa analisar. No nosso exemplo vamos usar a pasta Pplware:
"%ProgramFiles%\Windows Defender\MpCmdRun.exe" -Scan -ScanType 3 -File C:\Users\psimoes\Documents\Pplware\
No final, será mostrada uma mensagem a indicar que a análise terminou, mostrando quais os ficheiros que tiveram problemas, se existirem.
Esta é uma alternativa que podem usar para analisar e detetar problemas no Windows 10, sem terem de recorrer à interface do Windows Defender e mantendo a segurança que este garante.