Windows 95… faz hoje 20 anos
A história do Windows tem vindo a acompanhar cada um de nós e toda a evolução e tendências da tecnologia.
Hoje, dia em que muitos estarão a actualizar os seus computadores para o Windows 10 e outros tantos o andam a explorar, comemoram-se os 20 anos do Windows 95. Ainda se recorda?
Lembra-se deste som?
Dia 24 de Agosto de 1995, a Microsoft lançava uma das mais marcantes versões do Windows. O Windows 95 chegou ao mercado e mudou para sempre a forma como o mundo passou a utilizar o computador.
A Microsoft, na altura, desenvolveu uma enorme campanha de marketing, nunca antes vista no sector tecnológico, onde estiveram envolvidos muitos milhares de dólares. O objectivo era claro: massificar a utilização do computador doméstico.
Esta versão do Windows vendeu 1 milhão de cópias em apenas 4 dias. Em 2 anos foram vendidas 110 milhões de cópias. Esta primeira compilação do Windows 95, além de existir à venda em CD, também foi comercializada num pack de 13 disquetes 3.5″.
Pela primeira vez, o Windows trouxe consigo a famosa Taskbar ou Barra de Tarefas, a interface do utilizador foi totalmente remodelada e melhorada. Apareceu também, aliado à Barra de Tarefas, o botão “Iniciar”, que depois de ter desaparecido com o Windows 8, volta a surgir, 20 anos depois. O Windows 95 trouxe a possibilidade de usar atalhos e uma ferramenta de pesquisa.
A arquitectura de 32-bit aqui presente permitia tirar partido completo da multi-tarefa, sistemas de ficheiros avançados, threading, redes e outros.
O Windows 95 trouxe algumas novidades como o Microsoft Network, Microsoft Exchange, ferramentas para fax, Microsoft Media Player, ferramentas do sistema como desfragmentador de disco, Backup, ScanDisk, Monitor do Sistema, etc.
A Reciclagem e a Pasta Documentos, surgiu também com esta nova versão. E o atalho para o Internet Explorer 4 era denominado de "A Internet".
Há 20 anos atrás, os requisitos mínimos para instalar o Windows 95 eram:
- Processador 386DX (80386) ou superior
- 4 MB de memória RAM
- 50 MB de espaço no disco rígido
- Drive de disquetes
- Placa gráfica VGA ou superior
Se quer reviver (ou quem sabe conhecer) a experiência de utilização desta versão do Windows saiba siga o procedimento descrito em "O Windows desde… sempre! – Parte #5 (Windows 95 | NT 4.0)".
O Windows 95 fez parte do seu passado?
Este artigo tem mais de um ano
Ainda me lembro da instalação em disquetes 🙂
Ainda me lembro. As pessoas ficaram todas irritadas porque saíram os ícons todos do desktop e foram todos para um menu. 🙂
Mas foi uma certa evolução nos sistemas operativos para um utilizador comum.
Saudades dos velhinhos conflitos de IRQ 🙂
É verdade LOLOL A maioria devidos às queridas placas de som, a maioria uma Adlib ou Sound Blaster 🙂
Opa, eu já venho desde os Z80, 086 (zero 86), 286 com jogos QVGA, 486 DX2 com jogos QVGA/VGA (e alguns na loucura de SVGA), Cyrix e AMD com overclock, Pentium II e Celeron/PIII com *muito* overclock, etc etc. Grande época…
386/486 a 66mhz e com um botão para o Turbo que dava para ir aos 100Mhz… Bons tempos 🙂
essa meu caro lembro-me bem mad também ensinou muita coisa
tambem o apareceu o MSN https://en.wikipedia.org/wiki/MSN
Muito bem, 20 aninhos, uma grande evolução na época, até parece que foi ontem.
Aqui fica um print:
http://i.imgur.com/iHQJjjL.png
😉
Actualiza o post 🙂 Colocámos a tua imagem, muito obrigada 🙂
Lembro-me com saudade do Windows 95, pois foi o primeiro sistema que conheci. Frequentei até aulas de Informática em que só aprendi a fazer cartões de visita no Paint! lol
Obrigado pela partilha da imagem para todos. 😉
É o Opera 10.10 no Windows 95 em máquina virtual no vmware, já não me lembro se juntei bibliotecas .dll ao browser ou até mesmo na pasta do windows para funcionar, mas ainda funciona razoavelmente em sites, excepto flash ou html5 e outras coisas, como se compreende. 😉
Lembro-me do XP que foi o primeiro que usei que tenha na memória.
4MB de RAM e 50MB de disco , que cena.
Se fizessem um computador dentro de uma mosca teria essas especificações…
É tão frustante tentar videos no sapo …
Lembro-me perfeitamente.
Veio no meu primeiro pc, não entendia nada daquilo 😀
A minha máquina era um pentium 166Mhz (com um botão de turbo para overclock de 1 Mhz).
Aaaaaaaaahh! O botão Turbo!!
Tantos botões “Salvar”
Alguém se lembra dos easter eggs do office salvo erro o 97 em que até aparecia uma lista com as almas do purgatório? Quando se escrevia blue a azul ou black a preto no word e se ia ao “about” e se dava 2 clicks no icon?
Lembro-me pois!
Acho que ainda tenho um CD do Win95, algures…
Eu tinha 3 anos quando ele foi lançado. 😛
Lembro-me da instalação em disquetes, velhos tempos em que ouve realmente um salto em evolução. Muito jogava o Prince of Persia nesse windows em overclock usando um botão no pc. Lembro-me ainda dos conflitos e dores de cabeça que causava muitas vezes ao utilizadores, a maior parte das vezes crachava e tinha de ser reniciada a máquina
Pod aqui havia um 486DX4 a 120MHz que correu muitas horas de Jazz Jackrabbit e Majong no espectacular Windows 95. Instalado com disquetes claro.
Eu tenho 21 Anos e ainda mexi muito no Win95…
Lembro-me perfeitamente, o meu 1º PC vinha com o Windows 95 em CD. Um Pentium 150Mhz, 128Mb de ram, gráfica de 1 Mb Vram e um disco de 1,28Gb salvo erro. Quem diria que passados 20 anos os requisitos aumentaram quase 1.000 vezes para um SO Windows. Joguei muitas vezes o Doom, Quake, strikes e o meu jogo preferido de sempre o Warcraft!!!!
Mas a primeira vez que utilizei PC na Escola, utilizava o Windows 3.1 e mais tarde o 3.11. Mas sem dúvida que o Windows 95 era muito mais avançado e limpo que o 3.11, foi um grande avanço.
128 Mb de RAM, é demais nessa altura.
Digo isso, porque em 1997 comprei um Pentium 200MHz com 32Mb de RAM e a RAM já era acima da média.
Talvez uns 12Mb ou 24Mb…
Eh pá. Ao ler estes comentários, fiquei nostálgico.
Drivers » BSOD em relaçao ao video refere-se ao Windows 98
https://www.youtube.com/watch?v=TrAD25V7ll8
Ui que saudades… intalar em dualboot com o memmaker 1º e dps sim instalar era danado, mas só assim se coriam alguns jogos em DOS naquela altura.
Intalação em disquetes e a minha bomba da altura era um DX4-100 da AMD, que máquina hehe.
Que saudades 🙂
Nunca tive o 95 em casa – saltei do 3.1 para o 98 -, mas era o que havia na escola. Muito Super Mário eu joguei nele… saudades 😀
Processador 386DX (80386) ou superior
4 MB de memória RAM
50 MB de espaço no disco rígido
Isso eram só specs para marketing… Lol…
Sem um Pentium, ou pelo menos um 486DX66 e 8MB de RAM, mal se mexe…
O disco também só daria para o Windows e pouco mais LOL…
Foi neste sistema operativo que me iniciei na informática, fiz um curso de iniciação onde incluía os módulos, Word 7.0 e Excel 7.0.
Apareceu quando estava a meio da faculdade. Grande evolução em relação ao 3.1 ! No entanto, lembro-me que deu algumas dores de cabeça até surgir o primeiro service pack 1 para a versão A. E só com o lançamento da OSR 2.1 para a versão B, é que se conseguiu resolver vários problemas relacionados com o suporte para algum hardware.
A ISO em PT-PT alguém arranja?
Talvez aqui:
http://www.vetusware.com/
Só vi em PT-BR 🙁
Quando encontrar o meu cd original do windows 95, faço um iso. Julgo que passados estes anos todos, já não se deve colocar o problema de não teres uma licença original.
Boa, agradecia. Já agora passa pela minha conta onde estou a tentar reunir tudo o que é em pt-pt da M$.
abelhas.pt/choninhas
Espero lá por novidades 🙂
https://mega.nz/#!O0h12JCT!UsMHLX7sb46ntz9YJBfPjYoSo6TYgaPq63OiyOWx3rM
No meu pentiun 120 é que funcionava bem. Na altura comprei um gravador de cds yamaha 4X2X6 sci placa ISA , nesse computador era uma maquina!
offtopic: Linux faz 24 anos
http://linux.softpedia.com/blog/linux-turns-24-happy-birthday-489974.shtml
Eu estava em um lugar em Porto Alegre/RS Brasil, esperando o cara gravar um CD do Windows 95 e o local tinha chão de madeira, ele mandava gravar em um gravador externo SCSI de 1X, apertava o botão record e andava como se fosse em ovos porque qualquer mudança poderia afetar a gravação e um CD na época sem gravar já custava muito caro. Até esse dia eu apenas instalava Windows em disquetes o que era muito cansativo. Na outra sala de espera, eu conversando com outras pessoas, fui apresentado por um dos rapazes o Linux. A primeira informação que veio era: É como o DOS só que muito melhor. E você tem que saber tudo sobre o seu hardware. Vem dos EUA.
O meu primeiro PC foi um 286 a 20Mhz com uma capacidade de memoria e de disco fantasticas para a altura:
RAM: 1Mb
HDD: 20Mb
FDD: 3.5″ 1.44Mb
Monitor VGA monocromatico com 256 tons de cinza (O que na altura era muito bom mesmo, os monitores a cores com mais de 16 cores eram um sonho humido em materialização)
tudo isto com o poderosíssimo MS-DOS 4.01. 😀
Apresentação Windows 95 por Bill Gates ao mundo. (mais novo, claro 🙂
https://www.youtube.com/watch?v=y0CRWAz09r8&sns=em
Eu comecei no MS-DOS 3.0… O Windows 95 foi uma especie de cópia do que já existia nos Macintosh há anos (só que em mau), e que o pessoal do MS-DOS e do Windows 3.1 tinha inveja. Lembro-me de ter assistido a uma comparação entre o Windows XP e o OS2 da IBM num evento tecnológico quando o Windows 95 estava a sair, e a performance do Windows era ridicula comparada com a do OS2. Já do ponto de vista comercial a Microsoft dominava…