A relação da Microsoft e do Windows com o Linux nunca foi pacífica. A empresa sempre viu este sistema como um opositor ao que oferece, procurando sempre contrariá-lo e torná-lo dispensável.
Recentemente esta posição mudou drasticamente. Um novo passo importante foi agora dado, com a chegada ao Windows 10 do Kernel Linux. Há uma mudança grande a caminho.
Com a chegada do Ubuntu e deste subsistema ao Windows 10, a Microsoft mostrou que estava a mudar completamente. A sua decisão foi acertada e hoje este novo sistema está presente em muitas máquinas, integrando-se com tudo o que existe já em funcionamento.
Chegou um Kernel Linux ao Windows
Agora a empresa deu mais um passo importante, ao lançar uma versão de testes do Windows 10 com um Kernel do Linux presente. Este vai ser a atualização do WSL (Windows Subsystem Linux) que permitirá aos utilizadores explorar ainda mais esta vertente.
O WSL 2, que usa um Kernel real, vai mudar a forma como os binários interagem com o Windows 10 e também com o próprio hardware do computador. Garante um melhor desempenho no sistema de ficheiros e uma compatibilidade completa nas chamadas de sistema. Isto permite correr muitas mais aplicações do Linux no Windows 10.
Microsoft com novidade em testes no Windows 10
Por agora, o WSL 2 apenas está disponível na build 18917 (20H1). Esta é a mais recente versão de testes do Windows 10, distribuída apenas no fast ring do Programa Inside. A Microsoft vai agora desenvolver esta novidade e incorporá-la na 1ª atualização de 2020.
Todavia, esta nova versão do WSL 2 usa as melhores e mais recentes tecnologias de virtualização para executar o seu kernel Linux numa máquina virtual leve. É desta forma que é feita a integração entre estes 2 sistemas operativos.
Uma melhoria grande para o Windows 10
Este é sobretudo mais um passo importante que a Microsoft dá no Windows. Tem assim uma melhor e mais perfeita integração com o Linux, algo que há muito era pedido pelos utilizadores.