Virtualização no Windows 10? Três plataformas gratuitas
A Virtualização é uma das tecnologias que veio revolucionar os DataCenters mas trouxe também uma nova vida à computação doméstica. Através de virtualização é possível experimentar/usar os mais diversos sistemas operativos, sem a necessidade de particionar o disco ou proceder a alterações no sistema de ficheiros do sistema nativo.
Hoje apresentamos três aplicações gratuitas para virtualização de sistemas.
VirtualBox
O VirtualBox é uma das aplicações gratuitas que permite aos utilizadores todo o potencial da virtualização onde podemos construir um sistema com todas as características técnicas mas de uma forma virtual não permanente.
É possível virtualizar sistemas como o Windows, Linux e até mesmo MacOS. Em termos de funcionalidades, destaque para a possibilidade de realizar snapshots, partilhar pastas entre o sistema virtual e o nativo, suporte para drag and drop e a possibilidade de colonar máquinas virtuais.
Hyper-V
O Hyper-V é uma das plataformas de virtualização mais poderosas e populares do mundo. A Microsoft tem melhorado em muito esta plataforma que actualmente oferece suporte para a grande maioria dos sistemas operativos.
Ao contrário do VirtualBox, além do uso em ambientes domésticos o Hyper-V é também usado em ambientes empresariais, em servidores. Uma das muitas razões para usar o Hyper-V no Windows 10m é o facto desta plataforma vir já integrada no sistema.
VMware Player Lite
O VMware Player Lite é uma versão básica e limitada do VMware Workstation. Esta plataforma é gratuita e traz as principais funções como por exemplo a possibilidade de criar snapshots, clonar máquinas virtuais, acesso remoto, etc.
Proxmox (não funciona em Windows)
O Proxmox destaca-se por ser uma solução open-source, que oferece suporte para a virtualização dos mais vastos sistemas operativos. Esta solução usa o hypervisor KVM (Kernel-based Virtual Machine) e containers OpenVZ, permitindo realizar a gestão de máquinas virtuais, redes virtualizadas, armazenamento e HA (High Availability) Clustering.
De referir que esta solução não funciona no Windows, mas como já ensinamos a criar um guest aqui, fica a dica.
E são estas as 3 plataformas gratuitas que sugerimos para virtualizar sistemas operativos. Pelo facto de já vir integrada com o Windows 10, aconselhamos o uso do Hyper-V mas, todas as plataformas aqui apresentadas, funcionam bastante bem no sistema operativo da Microsoft.
Este artigo tem mais de um ano
Uso o Hyper-V.
Acho que uma coisa que faltou dizer é que o Hyper-V não corre numa versão Home Edition do Windows. É preciso de Pro para cima!
Pelo menos, era assim há uns tempos e julgo que se mantenha dessa maneira.
Confirmo. No Windows 10 Home não dá para ter o Hyper-V
Seria interessante ver uma comparação de performance entre as diferentes plataformas
x2 Isso seria deveras muito interessante mas não acho que iríamos notar muita diferença.
Diferenças há com toda certeza.
Além do hyper-v, também uso o virtualization station da QNAP. É porreiro, mas apenas para máquinas leves, se as mesmas forem Windows. Se linux, consigo correr até 4 máquinas simultâneas.
Portanto, nas empresa Windows correr hyper-v, Linux no QNAP .
Boas Jorge
A synology tambem lancou algo parecido na versão 6.
Tenho umas perguntas:
Os discos virtuais do qnap, tem que formato ?
Quais as vantagens do Qnap ?
E facil transferir maquinas do Qnaps para Hyper-x ou ESXI ?
A extensão na QNAP é .img
As vantagens, permite correr máquinas virtuais com menor consumo energético .
Para além disso, permite usar apps na versão docker ou o atual linuxstation ( usar o QNAP como workstation) e inclusive permite criar após para o chamado LoT. Mais, informação pesquisa na página deles.. Aliás algumas aplicações corro através do docker
Performance e capacidades.
Uso Virtualbox, há vários anos, para correr máquinas Windows e Linux. Estou satisfeito e nunca experimentei nenhum dos restantes programas.
Seria interessante ver pontos fortes e fracos destes em relação uns aos outros.
A performance depende de imensos factores. Nao apenas da tecnologia de virtualizacao. Comeca logo pelo tipo de CPU, depois pelo host OS… a seguir pelo file system… etc, etc, etc…
Uso o Hyper-V no meu computador principal e a rede do meu trabalho tem bastantes servidores virtualizados em Hyper-V e tudo funciona lindamente. Quem quiser testar terá que ter o Windows 10 Pro ou Enterprise, pois, salvo erro, não funciona em versões inferiores!
Tenho o win10pro comi faço pra usar ? Preciso instalar algum programa ?
https://msdn.microsoft.com/en-us/virtualization/hyperv_on_windows/quick_start/walkthrough_install
Sugestão para o Pplware.
Poderiam montar um passo a passo da instalação/ativação do Hyper-V no Windows 10. Montando uma máquina virtual básica!
Desafio aceite 😉
+1
Como é que se instala o Proxmox num host Windows? Só encontro instalações Linux.
Nao podes instalar em Windows. Sendo virtualizacao KVM, so funciona em Linux e nao deveria estar nesta lista.
Sim, meti lá essa referencia para não se confundir.
O Proxmox nao ‘e como o virtual box ou um vmware lite. ‘E um ambiente de Virtualizacao. Ja traz Debian com um Kernel proprio feito pela equipa da Proxmox.
Proxmox sem dúvida alguma. Faltou mencionar para usar numa workstation o KVM( https://www.youtube.com/watch?v=yR-J0y4epqQ)
em linux kvm ou xen
So tenho pena que algo como o XenClient hypervisor type 1, virtualizar para desktop, tenha desaparecido.
Agora mudaram tudo para hypervisor type 2/VDI.
hyper-v , faz o que é preciso
Alguém sabe como arrancar por dispisitivos USB e aceder ao conteúdo dos mesmos depois de iniciar sessão no Windows 10 no Hyper-V? Desde quando é que o VirtualBox suporta drag and drop?
Tens copy-paste no Hyper-v se a VM e o Host foram windows 10. Acho que também funciona outras versões anteriores mas é relativamente nova esta funcionalidade. Sobre os devices USB, temos de compreender que o Hyper-V é uma solução de virtualização profissional para Servidores mas que também (saliento aqui o também) vem com as versões PRO do windows Cliente, logo não faz sentido a Microsoft ter algo no sistema para funcionar com USB. No entanto também gostava pois dava jeito 🙂
* dispositivos. Eu já não uso o VirtualBox há umas semanas mas o copy paste entre VM e Host com Windows 10 também não era possível há umas semanas. Só conseguia partilhar conteúdo através de uma pasta partilhada. Supostamente até há maneiras mas são demasiadas complicadas para mim.
Eu uso a VirtualBox no meu Tablet PC, apesar de ter o Windows 10Pro, não consigo por uma maquina virtual no Hyper-V (no domínio não aparece o nome do meu pc nem sei como por). O virtualbox funciona em todos os pc hyper-v deve ser mais maricas…
“colonar”? Não quererias dizer “clonar”? 😀
Num pc com linux Debian, qual aconselham para virtualizar windows?
KVM
QEMU + KVM
Para quando um tutorial diy para openstack, openflow?? Isso sim seria bombastico.
Para desenvolvimento , VirtualBox com vagrant
+1
“౩ plataformas gratuitas”, mas depois falas de 4. ?????!!???
Alguém sabe como ultrapassar a limitação de 128mb na placa gráfica virtual em vmware?
Atenção que o Hyper-V não vem com todas as versões do windows. Por exemplo o Windows 10 Home nao traz nem deixa instalar o hyper-v.
Será possível considerar a possibilidade de construir uma virtualização e fazê-lo funcionar como se fosse uma sandbox? Ou seja, puder correr qualquer programa mesmo que perigoso e verificar o seu comportamento quanto a ameaças antecipando os possíveis perigos numa máquina real? Estou consciente que poderia instalar uma sandbox num ambiente em produção, mas a intenção seria evitar isso.
Cria uma maquina virtual que não tenha conexacao com as outras (em uma rede diferente) e testa o que quiseres.