Ser Insider obriga agora a ter um Windows 10 validado
Foi através do programa Insider que a Microsoft conseguiu testar as muitas versões do Windows 10, detectando possíveis problemas e situações que necessitassem de atenção.
Mesmo depois de terem lançado a versão final, o programa Insider continua, mas agora obriga a que os utilizadores tenham acesso a uma instalação validada do Windows 10.
Se até à chegada da versão final do Windows 10 qualquer um podia passar a pertencer ao Windows Insider e instalar as builds de testes, a regras agora mudaram.
A Microsoft alterou a maneira como a validação da chave de registo é feita, deixando a mesma de ser necessária para as novas builds do Windows.
De agora em diante as builds deixam de requerer qualquer chave, da mesma forma que o Windows 10 agora faz, tendo apenas de existir uma primeira instalação do Windows 10, validada como outra qualquer.
Esta informação veio do próprio Gabriel Aul, em resposta a uma questão de um utilizador no Twitter.
@viceroy101 No, builds from here on will not be prekeyed or include keys. You can install on a PC that had an activated 10240 to activate.
— Gabriel Aul (@GabeAul) 22 agosto 2015
Na prática, esta mudança obriga os utilizadores a terem instalada uma build 10240, devidamente validada, seja ela de um utilizador que esteja já no programa Insider ou de um novo utilizador.
Esta alteração faz parte do processo de validação do Windows 10, que deixou de obrigar os utilizadores a colocar a chave numérica no momento da instalação, sendo feita uma verificação do Hardware ID.
A build 10525 foi a primeira a ser lançada depois da chegada da versão final do Windows 10. Se muitos optaram por continuar no programa Insiders, actualizando as versões instaladas, outros preferiram colocar esta versão em dual-boot ou numa VM.
Este último caso é o mais problemático uma vez que não existe uma chave para configurar e registar o Windows. A única forma de contornar este passo é através da instalação de um Windows 7 ou 8.1 e depois actualizar para o Windows 10.
Esta mudança vem agora limitar a adesão ao programa Insider de novos utilizadores que não estivessem já com o Windows 10. Pode ser contornada, mas obriga a que seja instalada uma versão anterior do Windows.
Este artigo tem mais de um ano
Boas,
fiz upgrade para o win 10 mantendo todos os ficheiros que tinha anteriormente, no entanto após verificar que o sistema estava muito lento, decidi fazer uma clean install. Neste momento o Win não consegue ser activado (problema persiste a mais de 1 semana, conseguem ajudar? alguma sugestão?
Bom dia,
Talvez o melhor seja instalares de raiz do Windows 8.1 depois de o ativares fazeres o upgrade para o Windows 10.
Quantos clean install fizeste? meteste alguma chave quando fizeste clean install?
Liga para o serviço de activação da Microsoft/Windows…
Usa o MTK para activar lol.
Tenho o meu windows 10 activado e foi instalação limpa. activei através de uma serial da net, mas coloquei o serial enquanto instalava o windows.
quanto à ser insider, posso ser, mas não o quero porque ser insider implica a ter um sistema mais lento
Com esta decisão sempre acabam com muitos que tinham a “mama”. Com isto quero dizer aqueles que se registaram como insider só para ter o Win10 antes de todos e que queriam bónus no fim e vieram-se chorar porque não sabiam o que a microsoft ia fazer (aquelas pessoas que querem um sistema perfeito mas não querem ajudar a que seja).
Já existe um programa para activar o windows, não é por aí
o W10 é free para os insiders.
windows xp —>up –>windows 10 RC
domingo (pt 32bits) —-> up autoupdate, para 10525.
o 10 é muito melhor que o xp, é + leve so é pena ser rolling…. nunca me pediram uma Key.
E alguém me consegue indicar um local onde possa obter o tal MTK? (seguro e sem virus?)