Pplware

Microsoft dará mais privacidade ao Windows 10 com uma simples melhoria

Falar de segurança no Windows é um assunto delicado. São muitas as situações em que os utilizadores são atacados e os seus dados roubados, de forma demasiado simples e direta. A somar a isso há ainda a questão da privacidade, que é reduzida.

Para tentar aumentar este último ponto, a Microsoft poderá em breve fazer uma alteração radical no Windows 10. A gigante do software quer que o seu mais recente sistema operativo passe a suportar DNS over HTTPS e assim garantir mais privacidade.


O DNS Over HTTPS vai chegar ao Windows 10

Mesmo sendo um dos serviços essenciais da Internet, o DNS é vulnerável e pode ser facilmente adulterado. Além disso, é simples de ser escutado, eliminado a privacidade dos utilizadores, que assim vêm as suas navegações públicas.

Para eliminar esta fragilidade, existe um movimento que procura implementar medidas de segurança. Assim, o DNS over HTTPS (DOH) foi elegido como solução, cifrando as comunicações entre os utilizadores e os servidores.

Mais privacidade para os utilizadores de uma forma simples

A Microsoft quer agora implementar esta solução no Windows 10, mas sem que isso seja complicado para os utilizadores. Para isso encontraram uma solução mista, que poderá garantir a segurança e a privacidade em níveis mais elevados.

Para quem usa este sistema nada deverá mudar, sendo o DNS configurado da mesma forma, quer automática, quer manual. A grande diferença estará no comportamento do Windows 10. Sempre que este detetar a presença de um servidor com suporte para DOH a comunicação será feita desta forma.

Microsoft segue a linha de outras gigantes do software

Esta mudança, importante, segue a linha do que Mozilla já fez no Firefox. Também a Google tem este suporte já presente no Chrome e no Android, bem como muitos outros estão já a fazer nas suas aplicações e sistemas.

Não há data para que esta novidade chegue ao Windows 10, mas a Microsoft quer mesmo avançar com esta ideia. Quer acima de tudo dar mais privacidade aos utilizadores, impedindo que as suas navegações possam ser escutadas.

Exit mobile version