Quando lançou o Windows 10 Mobile a Microsoft deixou no ar a dúvida dos requisitos mínimos para que este pudesse ser instalado.
Esta questão pode agora ter ficado resolvida de forma definitiva, com novos requisitos a surgirem e que esclarecem algumas das situações que sugiram com a sua chegada.
Se durante os testes iniciais do Windows 10 Mobile a Microsoft permitiu que dispositivos com apenas 512MB de RAM o conseguissem instalar, depressa se percebeu que esta não seria uma situação para o futuro.
Este passo confirmou-se no lançamento, ao serem deixados de fora todos os equipamentos que continham apenas essa quantidade de RAM, limitando a sua instalação a dispositivos com pelo menos 1GB de RAM.
Mas tudo ficou agora esclarecido com a informação de suporte da Microsoft a ter presente os requisitos mínimos para que um smartphone possa correr o Windows 10 Mobile. Estes têm de ter pelo menos 1GB de RAM e 8GB de espaço livre.
Com esta mudança ficam de fora os equipamentos que antes se acreditavam que pudessem vir a poder correr o Windows 10 Mobile, e que tinham 512MB de RAM e 4GB de armazenamento.
A ideia que tem sido transmitida para esta alteração está associada à performance e à experiência de utilização que a Microsoft quer que os dispositivos que correm o Windows 10 Mobile forneçam.
Fica assim também desfeita a ideia de que todos os equipamentos que corriam o Windows Mobile 8 iam ter a capacidade de correr a mais recente versão do SO móvel da Microsoft.