O futuro do Windows Mobile foi traçado pela Microsoft há algum tempo. Não vão existir mais desenvolvimentos e o sistema está terminado. Mesmo com este destino, os smartphones com este sistema operativo continuavam a ser vendidos.
Isto mudou agora e até estes smartphones foram retirados da loja da Microsoft. Nem os seus telefones e nem os dos parceiros estão disponíveis para compra.
Não se entende de forma clara a razão do fim do Windows Mobile. A Microsoft decidiu terminar o seu desenvolvimento e mantém apenas o suporte mínimo, também este com data de fim anunciada.
Mesmo com esta falta de desenvolvimentos, os smartphones com este sistema operativo continuavam disponíveis para venda e não apenas pelas mãos da Microsoft.
Do que se sabe, este cenário mudou e agora a loja da Microsoft deixou de ter smartphones com Windows Mobile disponíveis. Só estão presentes os smartphones dos parceiros e mesmo estes têm como mensagem a falta de stock.
A oferta estava até agora limitada a dois modelos, isto depois da Microsoft ter reintroduzido a venda do Lumia 950 XL há alguns meses. Assim, temos o HP Elite x3 e o Alcatel Idol 4S. Ambos os smartphones estavam com preços muito mais baixos do que o valor inicial.
Esta situação está patente na loja online da Microsoft nos EUA, mas uma rápida visita às restantes lojas na Europa mostra um cenário igual, de falta de stocks. Alguns países, poucos, têm ainda apenas um dos modelos disponíveis.
Este é um cenário que se esperava que acontecesse. O fim do Windows Mobile acabaria por levar ao fim das vendas e ao fim dos equipamentos com este sistema. Curiosamente, a venda de smartphones na loja da Microsoft continua, mas apenas em terminais Android.