É o adeus ao Wordpad! Microsoft vai remover este editor de texto do Windows em breve
A Microsoft está a mudar o Windows e as apps que nele existem nativamente. Esta é uma mudança que já é vista há algum tempo e que agora toma uma nova forma. Após renovar e mudar algumas apps, é agora o Wordpad que acaba. Esta app será removida e deixará o Windows em breve.
No universo do Windows há um conjunto de apps que são sobejamente conhecidas e que fazem já parte deste sistema há muitos anos. Exemplos desta herança são o Paint, o Notepad, o Wordpad e mais algumas. Esta última entra agora num estágio que nenhuma quer e vai desaparecer em breve.
O anúncio deste fim veio da própria Microsoft e foi numa atualização da documentação deste sistema que fez o alerta para esta mudança. Será numa futura atualização deste sistema que o removerá da lista de apps presentes de forma nativa.
O Wordpad não está mais a ser atualizado e será removido numa versão futura do Windows. Recomendamos o Microsoft Word para documentos rich text como .doc e .rtf e o Windows Notepad para documentos de texto simples como .txt
Segundo o que a Microsoft revelou, a razão para o fim do Wordpad não ficou claro. A gigante do software apontou para o facto desta app ter deixado de estar a ser desenvolvida, a receber novas funcionalidades ou atualizações. Assim, será simplesmente remova do Windows numa atualização futura.
O Wordpad foi anunciado há 28 anos, como sucessor de outro editor de texto chamado Microsoft Writer. Chegou como parte do Windows 95 e desde então está disponível em todas as versões deste sistema, oferecendo aos utilizadores recursos básicos de edição de texto com suporte para RTF, DOC, ODT e outros formatos populares.
Importa destacar que não faltam alternativas para o Wordpad, algumas com muitas mais funcionalidades. Além disso, o próprio Notepad foi atualizado recentemente e recebeu melhorias que eram já devidas há muitos anos e que todos os utilizadores vão certamente agradecer.
Chega assim ao fim a vida de mais um clássico da Microsoft e do próprio Windows. A Microsoft parece estar a apostar em mudar completamente a sua oferta e em remover tudo o que poderá estar a mais neste sistema operativo.
Este artigo tem mais de um ano
o Paint, o Notepad e o Wordpad são uns classicos do windows, que não ocupam espaço e dão sempre jeito …. mais um erro da microsoft de eliminar qualquer um destes !!! é que há coisas que se querem mesmo simples ….
Não seria um erro se o Windows trouxesse o Word nativamente.
São aplicações que só estão ali por estar, estão paradas no tempo há décadas, quando existe hoje milhares de opções melhores logo, o estarem ali já fas sentido nenhum.
Mais facil se integrassem, o Msoffice no windows do que ser algo há parte…
A Microsoft já destruiu o Paint com essa última atualização. Mudaram todos os atalhos de teclado.
É um tiro nos pés!
Era um tiros nos pés há 20 anos, hoje, tens opções melhores e sempre actualizadas.
Uso regularmente o wordpad…é um erro, no meu ponto de vista.
Usas? Para quê?
Mentiroso sou eu e não minto tanto, tu como muitos se não se falasse dele nem te lembravas que ele existe…
Eu também uso muito regularmente o WordPad. Até é dos poucos atalhos presentes na Barra de Tarefas.
Parece-me uma asneira por parte da Microsoft. Vou começar a ver alternativas ‘open-source’ e/ou ‘portable’.
Eu uso o bloco de notas até hoje.
Simples, limpo e útil
Eu entendo o ponto de vista da Microsoft em pretender libertar de futuras versões do Windows algumas apps de forma nativa, como é o caso do WordPad que no meu caso não lhe dou utilidade, pois uso aos anos o Microsoft 365 (antigo Office 365), no entanto a Microsoft deveria permitir e opcionalmente a quem o pretendesse manter ou instalar através da loja da Microsoft, agora impor e não dar opção é na minha opinião um erro, acho que cabe ao utilizador manter ou não uma app. Pois o que para uns não tem utilidade, para outros pode ter muita. Muitos aqui comentam de forma critica fase àqueles que ainda usam o WordPad, mas na minha opinião ninguém tem que criticar o que cada um usa ou se sente mais confortável, independentemente se existem várias alternativas e até melhores a nível de processamento de texto, temos que ter noção que nem todas as pessoas se sentem confortáveis a mudanças e para muitos o WordPad pode ser o suficiente.
Nãããããããããão!
Dá sempre jeito.
Querem tirar o Wordpad, o Paint e o Notepad mas mantêm um monte de bloatwares que ninguém quer usar. E agora inventaram um tal de Clipchamp que vai se tornar outro elefante branco. Microsoft sempre dando tiro aos pés.