D7 6.3.112 – Uma ferramenta para quase tudo
Provavelmente a melhor ferramenta para troubleshooting do PC
Como administrador de sistemas, há situações em que tenho de dar suporte aos utilizadores, no sentido de resolver os mais diversos problemas. Seja malware, sejam problemas de rede, problemas no registo do sistema, remoção de barradas de publicidades…enfim, um conjunto de “porcarias” que normalmente afectam a performance de qualquer sistema.
Será que existem uma ferramenta capaz de limpar e detectar problemas num PC? Sim, vamos conhecer o D7.
Por norma tinha uma pasta numa PENUSB (estilo um Kit de primeiros socorros), onde mantinha um conjunto de aplicações fundamentais na resolução dos mais diversos problemas. Recentemente encontrei a aplicação D7 que disponibiliza um conjunto de ferramentas e tweaks para melhorar a performance do nosso PC e resolver os mais diversos problemas.
O D7 encontra-se dividido em 6 separadores:
- Info
- Maintenance
- Repair
- Tweak
- Malware
- Offline Tools
Maintenance
No separador Maintenance podemos encontrar as mais diversas funcionalidades que permitem dar alguma manutenção e optimização ao nosso sistema como por exemplo a remoção de ficheiros temporários, limpar a reciclarem, validar shortcuts “quebrados” entre outras.
Repair
No separador Repair são muitas as funções disponibilizadas que permitem reparar algumas das principais funções de um sistema operativo. É possível restaurar serviços alguns serviços de rede, reparar o browser IE, reparar alguns serviços do Windows, entre outros.
Tweaks
No separador Tweaks é possível aplicar um conjunto de “personalizações” ao nosso sistema. Este tipo de funções estão por norma escondidas no sistema, e através do D7 é muito fácil aplicá-las.
Malware
Além de toda a personalização do sistema, o D7 inclui ainda um módulo para remoção de Malware. Este é sem dúvida um dos módulos mais fantásticos desta ferramenta, uma vez que permite executar várias aplicações que têm como objectivo remover a “bicharada” que ande pelo nosso sistema.
Offline Tools
No separador Offline Tools encontramos algumas ferramentas que podem ser usadas em computadores “problemáticos”. Considerando por exemplo que o Windows não arranca, então podemos usar o Windows PE para correr o D7 e assim executar algumas ferramentas como por exemplo o editor de registo, ou verificar se o disco tem erros.
Veja o D7 em acção
Outros vídeos de destaque da ferramenta
- D7 - General Introduction
- D7 - Malware Removal Showcase 2
- D7 - Malware Removal Showcase 3 D7 - DataGrab Showcase
Novidades recentes que foram implementadas no D7
- Resolvido um problema no botão usado para fechar o D7
- Resolvido o problema com o ficheiro FileHandler.exe sempre que se eliminavam ficheiros com uma skin aplicada
- Feitas melhorias na função de reparação da Firewall do Windows
- Melhorias no código interno de Debug
- Resolução de outros bugs internos
Podem ler aqui as restantes novidades que foram aplicadas no D7, nesta e noutras versões.
O D7 é uma aplicação ao estilo de um canivete suíço. Esta aplicação é gratuita e sem duvida uma excelente ajuda para qualquer administrador de sistemas informáticos. Para quem ainda não conhece, aconselho a experimentar.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows
Download: D7 6.3.112 [5,6MB]
Homepage: D7
Este artigo tem mais de um ano
Já conhecia há algum tempo, uma vez que uso a ferramenta quase diariamente. É poderoso, mas usado por quem não tem certeza do que está a fazer pode deixar um sistema operativo sem hipóteses de recuperação, por isso fica um alerta! Já agora, fui eu que traduzi para pt o dsupport que vem com o D7, é só descarregarem o ficheiro no site do dsupport.
Sublinho o que escreveste, é excelente mas é preciso cuidado… Cada versão que sai está sempre melhor nas opções ou pelo menos com uma GUI mais cuidada. já agora, tiveste direito a alguma licença para o dSupport/dMaintenance para branding? 😉
abraço
Fez-me uma proposta por um valor mais baixo, penso que 50% na altura, mas decidimos não avançar ainda.
Utilizo há já alguns meses e aconselho vivamente …mas subscrevo o alerta do Daniel Carvalho, é preciso ter cuidado porque há opções no programa que, sendo mal utilizados, podem trazer-nos algumas dores de cabeça.
Viva,
Gostei de ler a review ao programa e quis experimentar pois por vezes faz-me falta algo assim. Logo após ter descompactado, o meu antivírus detectou algo num ficheiro como mostra a imagem.
http://i.imgur.com/G7i3d.jpg
Não sei se será um aviso do género que faz com alguns crack’s, em que os detecta como vírus mesmo não sendo.
Cumprimentos
Eset identificou como virus.
No meu não deu sinal, e o autor do programa é de confiança 🙂
Eset 5.0.95 (v.7189 / 02/06/2012) deu o seguinte resultado a fazer download.
D7_MalwareScan.exe probably unknown NewHeur_PE virus
Qual é a parte de que se trata de um falso positivo que não percebem?