Dica: Como bloquear a escrita em qualquer pen USB no Windows 10
Mesmo com todos os serviços cloud disponíveis, poucos são os que abdicam de usar uma pen USB. É mais prático e mais simples do que fazer uma partilha e o respetivo carregamento para a Internet, já para não falar que nem sempre há Internet.
Estes pequenos gadgets ajudam qualquer utilizador no momento de partilhar ficheiros ou simplesmente de os levar para outro computador. Mesmo com toda esta simplicidade, muitos podem querer limitar a sua utilização. Veja como deve agir quando quiser bloquear uma pen USB contra a escrita no Windows 10.
Por curioso que pareça, bloquear uma pen USB contra a escrita no Windows 10 é muito simples. Está tudo numa zona de configuração deste sistema e pode ser ativada a qualquer momento. Assim, é uma solução de recurso que devem apenas usar quando tiverem problemas e necessitarem de ajuda.
O Windows 10 dá este controlo aos utilizadores
O primeiro passo deste processo é simples e certamente conhecido da maioria. Só precisam de abrir o editor de registo do Windows 10, dando o comando regedit na caixa de pesquisa. A opção que surgir deve ser a escolhida.
Uma vez dentro desta aplicação, devem navegar para o caminho HKEYLOCALMACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\StorageDevicePolicies. É nesse local que vão alterar uma chave para bloquear a escrita em qualquer pen USB que esteja ligada.
Bloquear a escrita numa pen USB
Caso esta chave não exista, devem criar uma nova, com o nome StorageDevicePolicies a partir da zona Controlo. Esta é uma chave normal e criada de forma simples e direta no regedit do Windows 10.
Aí deverá existir uma entrada de nome WriteProject. Esta deverá estar com o valor 0 atribuído, devendo ser aberta com um duplo clique. O valor apresentado deverá ser alterado para 1. De seguida, basta igualmente fechá-la. Caso não exista, devem criar uma nova DWord (32 bits) com este nome e com o valor 1.
Depois desta alteração, ao tentarem gravar conteúdos para uma pen USB ligada a mensagem será de rejeição. Não vai ser possível até que voltem a autorizar esta escrita, revertendo posteriormente o processo aplicado.
Alerta aos leitores
Uma vez que vão alterar o registo do Windows 10, devem fazer esta alteração com cuidado. É recomendado que seja feita uma cópia de segurança do registo do Windows.
O Pplware não se responsabiliza por problemas ou complicações que possam surgir de alterações feitas neste processo.
Este artigo tem mais de um ano
Bom mesmo seria a nível de BIOS ou melhor ainda a nível de UEFI que tem mais capacidade de escrita e configuração, a possibilidade de dar permissão apenas a um determinado Macaddress desse tipo de dispositivos. Mas não deve ser possível. Os fabricantes não disseram a UEFI desse tipo de segurança.
melhor do que isso tudo, e logo depois do sistema instalado nao permitir mais o uso de qq dispositivo usb!
o problema será ligar qualquer outro dispositivo como rato, teclado, etc. Ainda há quem use desktops….
nao vejo problema nisso. depois de teres todos os dispositivos usb necessários devidamente instalados e configuradores, fechas de imediato a utilizaçao de novos dispositivos usb. QQ cloud privada e/ou cloud publica, foi para isso tb que as clouds foram feitas!
Caso tenhas mais necessidades, usas USB Guard!
LoL
A PEN não fica protegida contra escrita.
Isso é apenas no computador onde se altera as configurações… Não é na pen em si. O artigo está mal escrito, dando a entender que é a pen que deixa de ter a opção de se poder escrever nela.
E como está escrito, nem se percebe bem o objectivo disto.
Melhor que todo isso, é colocar um chip no cérebro. Para quê qualquer periférico ou hardware?
obrigado por partilhares a tua experiencia…
Ok prevenimos a escrita mas as viroses continuam a entrar por via da leitura… Faz sentido sim bloquear o acesso a pens tal como um banco nacional que conheço implementou.