Desde que lançou o Windows 10 que a Microsoft alterou drasticamente a sua política de atualizações e até de testes com as novas versões. Esta mudança revelou-se benéfica para o sistema operativo e, principalmente, para os utilizadores, que contam agora com versões mais frequentes e mais estáveis.
Depois da Atualização de abril do Windows, esperava-se que a próxima renovação do Windows 10 fosse anunciada. A Microsoft já o fez e chamou-lhe Windows 10 October 2018 Update. A data de lançamento é óbvia.
Em testes há já vários meses, a antes conhecida Redstone 5, prepara-se para trazer muitas novidades ao Windows 10, tal como tem acontecido com as grandes atualizações anteriores.
O anúncio desta nova versão/atualização foi feita no decorrer da apresentação da Microsoft na IFA, onde foram também conhecidas várias propostas, algumas delas já baseadas nos processadores ARM (Snapdragon) e que se espera cheguem ao mercado no final do ano. Claro que o Surface Go foi também um elemento importante desta apresentação.
Com o nome Windows 10 October 2018 Update, é claro que a sua chegada será feita em outubro, sendo esperada para os primeiros dias. A versão final, enviada para os fabricantes, deverá chegar alguns dias antes, estando apontada para o dia 25 de setembro.
Espera-se que a Windows 10 October 2018 Update traga a este sistema um novo clipboard baseado na Cloud e que pode ser sincronizado com várias máquinas, um gestor de ficheiros com um tema negro, melhorias profundas ao Edge e até informação de desempenho da Xbox na Xbox Game Bar.
Agora que a nova versão está praticamente terminada, a Microsoft vai reforçar os esforços para desenvolver a próxima versão, a Redstone 6, que é esperada para o primeiro trimestre do próximo ano. Provavelmente nesta versão os Sets, os separadores do Windows 10, voltem a ser uma realidade.
Está assim apresentado o nome e a data esperada para a chegada da próxima atualização do Windows 10. Tal como aconteceu nas anteriores, a Microsoft deverá controlar o ritmo a que esta será libertada, conseguindo assim detetar e resolver problemas, sem que estes tenham impacto nos PCs dos utilizadores.