O suporte para o Windows 7 acaba já no próximo dia 14 de janeiro de 2020. Para além do fim das atualizações para o sistema operativo, sabemos agora que o antivírus gratuito da Microsoft – Security Essentials – também deixará de funcionar!
A empresa de Redmond pretende desta forma incentivar os utilizadores a atualizarem para o Windows 10 e terem acesso às suas mais recentes novidades.
O fim do suporte do Windows 7 não é um tema novo, tendo sido anunciado pela Microsoft há bastante tempo. Inclusivamente, o seu suporte foi prolongado para manter a segurança dos milhões de utilizadores que ainda o usam. Não obstante desta realidade, a empresa de Redmond irá finalmente abandonar o suporte e desenvolvimento de um dos seus sistemas operativos mais bem sucedidos de sempre!
Sendo ainda usado em cerca de 25% dos computadores ativos em todo o mundo, são milhões de dispositivos que ficarão assim vulneráveis. A somar a isto, o antivírus gratuito Security Essentials da própria Microsoft deixará de ser atualizado ao mesmo tempo.
Não, o seu computador com Windows 7 não estará protegido pelo MSE após o dia 14 de janeiro de 2020. O MSE é exclusivo do Windows 7 e segue as mesmas datas do ciclo de vida do SO relativamente ao suporte.
Assim sendo, a partir do dia 14 de janeiro, esta proteção deixará de ser eficaz para os utilizadores e perderá muita da sua utilidade.
A Microsoft atualmente tem o seu Windows Defender no Windows 10 que protege este sistema operativo de ameaças. As opções para os utilizadores passam agora por usar a mais recente proposta da empresa ou por manter o Windows 7, mesmo não tendo suporte, e recorrer a um antivírus de uma empresa de segurança.