O Windows 11 está lançado e todos querem testar esta novidade que a Microsoft apresentou. Este novo sistema promete muito, em especial ao nível estético e em áreas que não se esperavam que chegasse agora.
Os requisitos para esta nova versão não são elevados, mas geram muita confusão e alguma incerteza nos utilizadores. A Microsoft tem uma app para ajudar, mas que tem lacunas muito grandes. No entanto, há informação importante que ajuda a entender por que razão o seu PC não consegue correr o Windows 11.
Com os requisitos bem definidos para poder usar o Windows 11, muitos percebem agora algumas limitações. Para além de estarem escritas e firmadas, existem apps que ajudam o utilizador a perceber se existem falhas ou quais destas estão em falta.
A solução da Microsoft foi muito melhorada
A Microsoft foi a primeira a ter uma proposta para saber mais sobre o suporte ao Windows 11. Numa análise simples, a app Verificação do Estado de Funcionamento do PC diz ao utilizador se vai poder ou não instalar e correr o novo sistema da Microsoft.
We just made updates to the Windows 11 PC Health Check App. It now provides more detailed info on requirements not met. This should help in cases where folks assumed CPU compat issues were TPM related https://t.co/hTWMe16DWO pic.twitter.com/eZLTZMOdjT
— DWIZZZLE (@dwizzzleMSFT) June 25, 2021
Se a primeira versão estava limitada, não mostrando o que falhava, isso foi mudado e tem muitos mais dados. Agora, na nova versão da app Verificação do Estado de Funcionamento do PC, as mensagens são claras, objetivas e, finalmente, são dados a conhecer os requisitos em falta.
WhyNotWin11 avalia os requisitos deste sistema
Mas como a comunidade não para, há já alternativas para sabe de forma clara o suporte para o Windows 11. Criado para complementar as falhas anteriores, o WhyNotWin11 dá ao utilizador ainda mais informação útil e que determina diretamente o que falha.
Criado e publicado no GitHub, tem todo o seu código aberto e possível de ser avaliado. Esta é por agora a melhor ferramenta, ultrapassando em utilidade o que a Microsoft tem disponível. O WhyNotWin11 só tem de ser descarregado e executado. A mensagem final é clara e mostra se pode ou não correr o Windows 11.
Estas são ferramentas importantes para que os utilizadores possam usar em momentos de maior confusão. A primeira build do Windows 11 é esperada esta semana, ainda em testes, para ser lançada de forma oficial no início de 2022.