Todos nós sabemos que o sistema operativo Windows é o mais usado em todo o mundo. No entanto, nos últimos anos, a Apple cresceu bastante (especialmente com o IOS) e o Linux passou a ser uma alternativa ainda mais credível para ambiente domésticos (em especial o Ubuntu e derivados).
O próximo dia 8 de Abril de 2014 será o dia que marcará o fim do Windows XP…mas, um relatório agora divulgado pela Net Applications refere que o Windows XP ainda está presente em mais de 1/4 dos PCs à escala mundial.
Para quem não conhece, a Net Applications é uma empresa que realizada estudos analíticos com base em informações “passadas” pelos browsers dos utilizadores, num conjunto alargado de sites. Segundo os últimos dados, a Net Applications captura informações dos utilizadores, mensalmente, em mais de 40 mil sites de clientes, num universo de 160 milhões de utilizadores únicos.
Os últimos dados da Net Applications mostram que o Windows continua a liderar de forma isolada o segmento dos sistemas operativos (e até cresceu, em comparação com os resultados apresentados em Fevereiro). O Windows XP, como é normal, perdeu algum terreno comparativamente ao mês anterior assim como o MacOs e o Linux.
O Windows 8.1 continua a subir, assim como o Windows 7.
De todos os números apresentados, há a destacar a elevada quota do Windows XP que ainda está presente (neste momento) em 27,69% dos PC’s em todo o mundo.
A questão que se coloca nesta momento é o que acontecerá depois do dia 8 de Abril?. O Windows XP vai continuar instalado nos sistemas, sem suporte, ou então os utilizadores optarão por alternativas?. No Pplware já apresentamos várias distribuições Linux que podem ser alternativas ao Windows XP (ver aqui e aqui). Além disso, há também ferramentas (ver aqui) e dicas que ajudam os utilizadores neste processo de migração para outro sistema. E o que acontecerá com as caixas multibanco? …irão os bancos pagar a Microsoft para que esta mantenha o sistema actualizado?
Considera que Microsoft deveria manter o suporte para o Windows XP?