Pplware

Ao contrário do que seria esperado o Windows 7 está a crescer no mercado

As versões mais antigas do Windows, em especial o Windows 7, têm um destino traçado pela Microsoft. Tudo se deverá ficar no Windows 10 e as restantes versões devem desaparecer em breve.

Com este caminho bem definido, seria esperado que o Windows 7 começasse a perder terreno. A verdade é que os dados mais recentes mostram o oposto e o Windows 7 acabou por crescer.


Os dados mais recentes da Netmarketshare mostram a avaliação do mercado dos sistemas operativos. Se na generalidade há uma estabilidade esperada, existem alguns pontos que se destacam, mostrando a imprevisibilidade a que estão sujeitos.

Sem se esperar, o Windows 7 ganhou mercado

O que mais se destaca nestes dados é mesmo o comportamento do Windows 7. Os últimos meses mostravam que este sistema operativo estava a perder força, tendo sido iniciada a inevitável migração para o Windows 10.

Mas, e olhando para os dados de janeiro, esta tendência acabou por se inverter. Depois de vários meses a perder terreno de forma sustentada, esta versão do Windows acabou por ganhar terreno e cresceu 0,29%.

O Windows 10 já é rei no mercado dos sistemas operativos

Também o Windows 10 acompanhou esta tendência de aumento de quota de mercado. Continuou a crescer bem, ultrapassado agora os 40% de quota de mercado. O valor exato está em 40,9%, mostrando que a sua progressão não abrandou.

Os valores que foram ganhos vêm, obviamente, das versões mais antigas do Windows. Só o Windows XP perdeu, caindo dos 4,54% para os 2.76%. O Windows 8 e 8.1 também tiveram uma quebra, se bem que menos significativa.

É extremamente interessante este comportamento do Windows 7 neste momento. A barreira dos últimos 12 meses de suporte da Microsoft foi ultrapassada e este está prestes a ficar sem apoio. A migração era esperada, mas aparentemente regrediu.

Exit mobile version