Pplware

Windows 10 em mil milhões de dispositivos? Só depois de 2018

Quando apresentou o Windows 10, a Microsoft definiu uma meta bem precisa para este sistema operativo. Até 2018 a empresa queria tê-lo instalado em mil milhões de máquinas.

Este era um objectivo que seria perfeitamente alcançável, mas para isso iria depender de alguns factores. A Microsoft veio agora esclarecer que provavelmente não atingirá este valor, mas por culpa do Windows Phone.

Assim que foi disponibilizado, o Windows 10 começou a mostrar taxas de adopção elevadas. Os utilizadores aderiram em massa a esta nova versão do Windows, ainda mais porque estava a ser oferecida. Ao longo dos meses que se seguiram, esse número não parou de crescer, estando agora nos 350 milhões de instalações. O aproximar do fim da oferta da actualização levou também esse número a crescer.

Mas segundo a Microsoft agora anunciou, o número de mil milhões de instalações não deverá ser atingido, por culpa dos resultados dos dispositivos móveis e a mudança de estratégia que a Microsoft aplicou a esta sua divisão.

Windows 10 is off to the hottest start in history with over 350M monthly active devices, with record customer satisfaction and engagement. We’re pleased with our progress to date, but due to the focusing of our phone hardware business, it will take longer than FY18 for us to reach our goal of 1 billion monthly active devices. In the year ahead, we are excited about usage growth coming from commercial deployments and new devices – and increasing customer delight with Windows.

Quando foi mostrado ao mundo, a Microsoft anunciou que o Windows 10 iria ser o seu único sistema operativo e que iria para todas as suas plataformas. Isto incluía os smartphones, uma área que seria importante para atingir a meta proposta de mil milhões de instalações.

Com as quebras que se têm visto no Windows 10 Mobile e nas vendas dos Lumia, a Microsoft acabou por perder uma contribuição importante e que assim vem alterar os números.

Ainda assim a Microsoft espera que o Windows 10 continue a crescer, sustentado pelas novas máquinas que se espera que venham a ser vendidas.

É já no dia 29 de Julho que a Microsoft vai deixar de oferecer a actualização para o Windows 10, esperando-se para alguns dias depois a chegada de mais uma grande actualização deste sistema operativo. Nessa altura o crescimento do Windows 10 deve abrandar, mas a Microsoft confia que este continuará a ser o sistema operativo preferido dos utilizadores.

ZDNET

Exit mobile version