Pplware

A Microsoft também já aderiu à Linux Foundation

A mudança de atitude da Microsoft face ao Linux e ao software open-source tem mudado muito ao longo dos anos. Já bem longe vai o tempo em que o seu CEO classificou o Linux como cancro.

Depois de mostrar ao mundo que está empenhada em contribuir para o Linux, a Microsoft resolveu agora formalizá-lo, com a sua adesão à Linux Foundation, onde será em breve um membro de pleno direito.

Foi durante a sua conferência anual dedicada aos programadores, a Connect, que a Microsoft anunciou a sua entrada na Linux Foundation, uma organização sem fins lucrativos que se dedicada a ajudar o Linux a crescer, a criar padrões e a promover a colaboração.

Esta é uma adesão que se esperava, dado o passado recente da Microsoft e garante à empresa que terá uma participação importante. A entrada faz-se como membro premium e garantirá à Linux Foundation um pagamento anual de 500 mil dólares. A Microsoft garante assim acesso a uma posição exclusiva, onde estão já empresas como a Cisco, Fujitsu, HPE, Huawei, IBM, Intel NEC, Oracle, Qualcomm e a Samsung.

A ideia da Microsoft é criar as interligações entre os seus serviços e toda a comunidade que está a trabalhar em projectos que se liguem a serviços cloud e a mobile.

Na verdade esta adesão mostra bem a mudança de atitude da Microsoft face ao código e à sua partilha. Apesar de assentar todo o seu negócio no seu software proprietário e fechado, a Microsoft tem mostrado bem a sua abertura com o mundo Linux e com a partilha de conhecimento e código.

Existem exemplos recentes desta nova abordagem, como a disponibilização do .NET, SQL Server, PowerShell e do Visual Studio Code para Linux, da sua própria distribuição de Linux, baseada em Debian, e até da chegada da Bash ao Windows 10. Há também vários exemplos de código partilhado no Github, acessível a todos.

Todos estes exemplos mostram que a Microsoft está diferente, para melhor, mais próxima da comunidade e a contribuir activamente para o crescimento do Linux e do código aberto. Percebeu finalmente que pode ganhar com isso e que tem retorno de tudo o que entregar.

Exit mobile version