F.Lux chega à loja de aplicações do Windows
Aos poucos e poucos a Microsoft vão acrescentando nativamente ao seu sistema operativo para Desktop várias funcionalidades que até agora eram apenas implementadas por software de terceiros. Com o lançamento de atualização Creators a Microsoft integrou a funcionalidade "luz noturna" que ajuda os utilizadores a proteja os olhos enquanto trabalha.
Mas melhor que esta funcionalidade é a ferramenta F.Lux que agora chegou à loja de aplicações do Windows.
Já notou aquele brilho azulado dos ecrãs de computador? Já lhe aconteceu ligar o computador de noite e ficar completamente cego com o brilho que o seu ecrã emite? A premissa do F.lux (de onde veio a inspiração da Microsoft para a funcionalidade "luz noturna") é simples: adaptar a cor do ecrã do computador à hora do dia, mais quente à noite e mais fria (como a luz do sol) durante o dia.
A boa noticia desta ferramenta é que agora chegou à loja de aplicações do Windows.
O F.Lux chega ao Windows graças ao projeto Centennial. Este projecto é uma das estratégias da Microsoft para conseguir colmatar a falta de apps na Windows Store através da conversão de softwares Win32 para o Windows 10.
Ainda relativamente ao F.Lux, esta ferramenta disponibiliza várias filtros entre outras funcionalidade.
Se costuma trabalhar no computador quando o sol já se pôs, esta ferramenta é essencial para a saúde da sua visão. O F.lux fará com que o seu ecrã nunca sobressaia da luz ambiente, sendo por isso muito agradável à leitura.
Este artigo tem mais de um ano
Isto faz-me lembrar o facto de uma grande % da malta nova na casa dos 20 anitos, usar OCULOS….
Acho que o Sr Facebook, microsoft, games, programaçao, etc devem ter algo a ver com o caso. Penso eu de què!
Não deve fazer bem nenhum, mas óculos sempre se usaram, e sempre houve jovens a ter de os usar, antes era da televisão que fazia mal.
No entanto acho que este tipo de aplicações foram muito bem pensadas, porque isto não mexe com os olhos mas sim com a produção de hormonas importantes para o bem estar dos indivíduos. E isso acho que por ser mais grave.
Não se deve tanto à cor em si, mas à proximidade e quantidade de tempo que se passa em frente a um monitor.
Já só conheço pessoas com óculos com 50+ (presbiopia), tudo o resto ou usa lentes ou operaram.
Seja como for, nada tem a ver com a luminosidade propriamente dita, muitos dos casos é pura e simplesmente genético.
Chega demasiado tarde na minha opinião.
O flux tinha o problema de não conseguir definir horas para a entrada no horário nocturno, enquanto o w10 apresenta essa funcionalidade. A meu ver não acrescenta nada e será um software que acabará por morrer.
Muito pelo contrário, o f.lux consegue adivinhar a hora baseado na localização geográfica e faz a mudança de tonalidade sozinho. Para mim a função do windows é que não tem préstimo nenhum.
Tanto o Windows como o Mac OS já têm esta funcionalidade nativa 🙂
Mas hoje eu encontrei a vantagem de usar o flux, em players de vídeo, a função do windows não funciona.
O F.lux , Snapchat, etc …. pq voltam para o windows?
Quem não está não faz falta.
E quem se lembra dos primeiros f luz nos monitores de crt que metia-mos o filtro por causa das letras verdes. Aquilo é que era
Ainda tenho algures lá em casa um CRT com um filtro 😉