PplWare Mobile

zsync – Tenha o seu Ubuntu sempre actualizado

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. absint0o says:

    esta é uma optima ferramenta mas só para daily builds, no meu caso tenho o 12.10 não convém nada instalar este programa…já agr aproveito para dizer que era windows user desde sempre e convenceram-me a testar o ubuntu e tenho-o à 1 mês e só tenho bem a dizer. Alguns problemas a instalar os drivers da ATI, mas depois disso ficou espectacular. Tenho dois problemas:
    -usando o office no playonlinux quando tento abrir um ficheiro word directamente do navegador dá-me um erro:”não tem espaço ou memória suficiente para correr este programa” o que não é verdade porque corro o diablo 3 sem problemas;
    – quando abro o word isoladamente as fontes estão…estranhas…já agr, existe alguma comunidade portuguesa de ubuntu?

    • Tiago Carrondo says:

      Que versão do office tentaste instalar com o playonlinux?
      Com o 2007 é sem espinhas.

      A comunidade Ubuntu pt está presente em: (visita-nos)
      http://www.ubuntu-pt.org

      • absint0o says:

        Instalei o 2010. Ele arranca e é super rápido, mas não consigo abrir ficheiros directamente do gerenciador de ficheiros, tenho de abrir independentemente o word por exemplo e depois clicar em abrir e abrir o ficheiro dentro do word. relativamente às fontes, por exemplo a fonte calibri está diferente no ubuntu face à calibri windows!!! de resto adoro isto!!! quero um ubuntu phone os!!!!

        • rudregues says:

          Companheiro, acho que o que pode estar acontecendo é o seguinte:
          -O gerenciador de arquivos (Nautilus) talvez não associe corretamente os arquivos de word pelo fato do word ser “emulado”.
          -Sendo assim, quando você abre diretamente funciona.

          De qualquer jeito, dá uma procurada no site do wine pra ver a classificação que eles dão para o funcionamento do MSOfficeo2010 (tem platinum, gold, silver e garbage). Em último caso, você pode deixar dual boot com windows ou até mesmo ter o windows numa máquina virtual.

          Também pode testar o Libreoffice que é muito bom se quiser.

          Boa sorte companheiro.

          • absint0o says:

            acho que está em platinium, mas já consegui uma vez meter os ficheiros a abrir directamente. Gostava mesmo de deixar o windows e ficar só com ubuntu, o office é a minha ferramenta de trabalho e não tenho tempo para aprender a mexer numa ferramenta nova! ainda assim obrigado pela ajuda!

        • I.Pereira says:

          Por favor! Que coisa é essa de “gerenciador”??

          Gestor. Queres tu dizer. Não é?

          • absint0o says:

            sim, gestor, mas acho que se meteres o ubuntu em Português aparece gerenciador, não sei se é pt-br mas ainda assim o importante é as pessoas entenderem o contexto

    • circle-A says:

      Bem vindo ao maravilhoso mundo gnu/linux!
      Depois de instalares o MSOffice convém ainda fazeres uns pequenos ajustes no wine:
      http://wine-review.blogspot.fr/2012/02/how-to-install-microsoft-office-2010-on.html

      • absint0o says:

        obrigado circle-A!
        já visitei todos os sitios e mais alguns e nada, os tipos de letras aparecem-me mas ligeiramente diferentes (calibri parece que está sempre a negrito). além de que instalei o office pelo playonlinux, logo não sei se deveria instalar os pacotes pelo wine ou pelo playonlinux. mesmo assim, quando tiver tempo, vou desinstalar o office e seguir os procedimentos do blog que me deste! obrigadissimo pela ajuda!

        • circle-A says:

          Ora essa, é sempre bom poder ajudar nem que seja um bocadinho.
          Pelo playonlinux nunca testei instalar o MSoffice por isso não sei como será o procedimento desse blog adaptado ao playonlinux.
          Sim, o tipo de letra colibri fica esquesito, no entanto é so no pc, quando o documento é imprimido não há nenhuma diferença.

    • Carlos Carvalho says:

      Bom dia existe a comunidade Linux do Pplware .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

  2. Tiago Carrondo says:

    Atenção que o zsync não actualiza o sistema mas ficheiros ISO

  3. rosa says:

    a quem diga que Linux é difícil.

    • absint0o says:

      Rosa quando tiveres a tua bateria a durar o dobro do tempo, o pc a aquecer menos uns 10 ou 15ºC, o sistema estar muito mais estavel, teres acesso ás mesmas ferramentas mas de forma gratuita (versus windows e osx), vais constatar que mesmo que seja dificil arranjas sempre maneira de resolver o problema e o melhor de tudo é que depois de resolveres um problema ficas a gostar ainda mais de linux!!

      • joselito says:

        Isso das temperaturas do processador é mesmo assim??menos 10 a 15ºC comparando por exemplo com o win8? e com que distros de linux consegues isso?

        • absint0o says:

          sim, a média de temperaturas com o ubuntu é 50ºC ou até 45ºC, pelo menos no meu pc. No win8 ando quase sempre nos 60ºC, 70ºC. e como disse o Afonso Tech os computadores com ubuntu ou qualquer outra Distro, ganham mais anos de vida!

          • joselito says:

            Eu no win8, por exemplo, com o browser e leitor pdf, ando nos 50ºC…eu trocaria para xubuntu caso houvesse diminuição nas temperaturas..mas das vezes que experimentei não houve grande mudança..

      • Afonso Tech says:

        E os computadores tem muito mais anos de vida útil, e não tem de se ficar a gastar dinheiro em software de otimização porque não é necessário.

        • rand says:

          Gastar dinehiro em softwares de optimização?
          Nota-se que nunca ouvis-te falr do CCleaner, revo unninstaller e do Smart Defrag

          • Carlos Carvalho says:

            Bom dia ,

            Rand essas ferramentas que falas não fazem nada que o próprio Winows devidamente configurado não faça de raiz , talvez com o Revo Uninstaller possas limpar algumas chaves de registo , mas a minha cada vez menor experiência em Windows(trabalho) o que me diz é que essas ferramentas não fazem rigorosamente nada , o problema é mesmo ter Windows ponto .

            Cumprimentos

            Carlos Carvalho

          • Glink says:

            o defeito é que o Windows não deveria necessitar dessas ferramentas em primeiro lugar falo principalmente do revo, deixar montes de esterco nos PC depois de desinstalar um programa não é bonito… pelo menos isso, manutenção volta e meia é necessária em qualquer OS…

  4. ubunt says:

    Nem sempre as atualizações são amigas…
    Tenho andado aqui à “guerra” com um erro provocado por atualizações.
    Passo a explicar: tenho instalado o linux elementary em 1 netbook e tb num notbook já com uns bons km… Um dia destes, dp de actualizar o netbook, ao reiniciar, nepia… Ecrã preto. com 4 ou 5 linha em inglês. Não sei o que quer dizer. Formatei de novo e instalei o elementary. Tudo a bombar na boa. Pensei em correr o apt-get e instalar todas as atualizações. Ora, adivinhem lá o que aconteceu… Ecrã preto de novo. Nova formatação e nada de actualizar o OS.
    Hoje pensei em atualizar o outro, o notebook. corri o apt-get e copiei os nomes dos pacotes que iam ser atualizados, dp mandei instalar todos. Encerrei o pc e tive de sair.
    Quando voltei liguei o pc de novo e o famoso ecrã preto a chatear de novo. pfff que grande galo.
    Como tinha guardado os nomes das famosas atualizações, relatei a situação na comunidade linux do pplware, podia ser que alguém da comunidade me pudesse ajudar. Enquanto esperava por alguma ajuda… Lembrei-me de entrar em liveUSB e abri o centro de software e procurei pelo nome de uma atualização que tinha feito anteriormente, ela apareceu na lista. dos 58 pacotes que tinha atualizado, optei por remover 5 delas: (x11-common xorg xserver-xorg
    xserver-xorg-input-all xserver-xorg-video-all).
    Reiniciei o pc e, ooobbbaaaaaa o ambiente gráfico de novo.
    Desta forma, resolvi este nó… Partilho aqui esta informação pq pode ajudar algum usuário…
    Cumprimentos

    • Glink says:

      tenta entrar em modo de reparação no grub, e depois aparece-te outro menu, e fazes continuar normalmente(primeira opção) e ok, ele depois vai arrancar normalmente… eu no meu elementary sempre tive isso, no boot ele não passa de um ponto, e a única maneira de lhe dar a volta é assim, é por ser beta, não sei se já denunciaram o bug, da ultima vez que fui ao launchpad pareceu-me que sim, nas não tenho a certeza lol

  5. HomeGamer says:

    Eu so tenho um problema para o ubuntu, apesar de ser a minha distro de eleição e só não tiro de vez a minha partição do windows por causa dos jogos mas steam esta quase
    O problema é mesmo o tempo de atualizações de 6 em 6 meses é muito pouco tempo sempre que tento fazer distro upgrade acabo sempre com erros estranhos por isso uso LTS mas gostava de usar sempre o mais recente este programa ira me permitir fazer isso? fiquei com essa ideia mas depois dos comentários ja fiquei confuso alguem me pode esclarecer?
    Obrigado

    • rudregues says:

      Acho que é mais ou menos assim:
      -Você baixa a .iso do 12.04 grava e instala no pc.
      -Quando a .iso.sync do 12.10 estiver disponível no site, faz o seguinte:
      -> renomeia a .iso do 12.04 para o mesmo nome da .is.zsync do 12.10
      -> entra no diretório que contém a imagem e digita o comando
      “zsync http://cdimage.ubuntu.com/releases/12.10/quantal-desktop-amd64.iso.zsync” sem as aspas
      -> o zsync vai pegar a iso e comparar as diferenças e baixar apenas o que tá diferente

      Então, você terá uma iso do 12.10 e basta instalar do mesmo jeito que instalou a 12.04

      [ ]’s

    • rudregues says:

      Uma coisa, ainda não chegou o arquivo .iso.zsync do 12.10 por algum motivo. Vamos torcer pra que xegue logo e então basta procurar aqui http://cdimage.ubuntu.com/releases/12.10/release/

      • absint0o says:

        Eu creio que este sistema só serve para as daily builds do 13.04, para não estarem sempre a descarregar novas builds, ele faz tudo automatico e compara as diferenças e instala as actualizações

    • Glink says:

      fica-te pela LTS, é para isso que as LTS existem, experimentas as novas numa maquina virtual ou num sistema à parte, mas manténs o teu principal como LTS, é assim que eu faço, antes também instalava sempre o novo, agora 12.04 até sair o elementary que tb é 12.04 😉

      se depois de testar o ultimo achar que vale mesmo a pena, instalo, deixando a partição /home intacta, também é a melhor opção quando andamos a experimentar um monte de distribuições 😛

  6. absint0o says:

    já agora, faço uma sugestão: publiquem um artigo sobre o nuvola player, é fantástico!então quando associado à conta do google music fica perfeito! é por isso que adoro linux, os pequenos pormenores que distinguem ecrãs azuis de…bom…de caracteres estranhos num ecrã preto! XD

  7. p. says:

    Há alguém que tenha tentado isto em VPS? Tenho o Ubuntu 12.10 64bits em OpenVZ. É possível usar o Zsync nestas circunstâncias?

  8. FernandoB says:

    Nesta fase de experimentação e adopção “efectiva” do Kubuntu, só me resta agradecer toda a experiência aqui partilhada.Vou experimentar o wine porque também estou a ter alguns problemas de conversão com ficheiros da microsoft office, essencialmente com o excel, mesmo usando o libreoffice.
    Vou dando notícias no fórum Linux Pplware.
    Muito obrigado!

    • ubunt says:

      Boa, Fernado. O Carlos Carvalho tem sido incansável na divulgação… Nomeadamente no kubuntu. Além desta equipe do Pplware ser fantástica tb. Força nisso.

      Cumprimentos

  9. Paulo Correia says:

    Terei sido o único a reparar 1º na foto da menina?

  10. Nilton says:

    Olá pessoal,
    instalei o Ubuntu 12.10 e agora tenho um pequeno e irritante problema que não consigo resolver: quando abro mais de um programa, espontaneamente, aparece uma barra mostrando todos os programas que estão abertos e o próprio sistema permuta entre os programas, sem a minha intervenção. Isto praticamente não me deixa trabalhar. Se estou editando um texto a tal barra aparece e o meu texto some. Daí tenho que voltar para a barra de tarefas e chamar o editor outra vez. O curioso é que eu instalei a mesma versão do ubuntu em duas máquinas distintas, um netbook Asus Eeepc 1201 T e um Aspire core i 3. Somente no Aspire este problema ocorre. Alguém pode me ajudar?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.