ZappWM – Ambiente gráfico rápido e alternativo para linux
Os ambientes de trabalho tendem a definir a usabilidade e produtividade que um sistema operativo pode oferecer. Cada um com as suas características únicas, mas todos com bases similares.
Hoje damos a conhecer o ZappWM, um ambiente gráfico muito leve mas com um elevado grau de usabilidade.
No caso das diferentes distribuições Linux, os ambientes de trabalho que têm dominado, nos últimos, anos são o Gnome e o KDE apesar do Xfce, Mint e Cinnamon terem ganho ultimamente alguma popularidade. Cada um com as suas particularidades e com as suas qualidades. O utilizador é livre de escolher o que pretende usar e pode facilmente alternar entre eles.
O ZappWM foi recentemente lançado e promete oferecer leveza e usabilidade em desktop pensados para o utilizado final. Este ambiente gráfico é baseado no ROX e no Fluxbox, oferecendo o melhor dos dois “mundos”.
Este “ambiente gráfico de trabalho” tem como foco principal as redes sociais e os vários serviços da cloud.
Segundo informações de um elemento da equipa brasileira:
A ergonomia foi o foco, por isso escolhemos um tema de ícones altamente cotado, Faenza Icon theme e no desktop há ícones chamando as principais aplicações de um típico ambiente Linux, como o Libre Ofiice, file manager e browser.
No painel inferior, a hierarquia da informação não confunde o usuário: Há o menu Vórtice, com atalhos aos mais comuns aplicativos em uma distro Linux, o Social Life, com chamadas espertas para aplicações em nuvem, contas de email e redes sociais e o Menu "All Apps" que contém todos os aplicativos do sistema. No canto direito da tela, o controle de áudio, a ferramenta Run, o Network-manager para configurar sua rede e o botão Logoff, bem explícito.
Principais características
- Baseado no ROX e Fluxbox
- Ultra Leve
- Sistema totalmente Drag'n Drop
- é possível arrastar atalhos entre pastas, para o desktop, painel, área de trabalho…Enfim para todo lugar.
- Integração com as redes sociais
- ROX-filer manager
- oferece recursos interessasses, como por exemplo a renomeação em massa, mudança de permissões, exibição de ficheiros ocultos.
- …e muito mais.
Como instalar o ZappWM
A instalação do ZappWM é muito simples. Para isso basta seguir os seguintes passos:
Passo 1) Obter a ultima versão do ZappWM
wget http://kent.dl.sourceforge.net/project/zappwm/zappwm_4.2_all.deb |
Passo 2) Proceder à instalação propriamente dita
sudo dpkg -i zappwm_4.2_all.deb |
Passo 3) Para resolver o problema das dependências, podem usar o seguinte comando:
sudo apt-get -f install |
Em seguida basta que façam logout do sistema e abram uma nova sessão já com a sessão zappwm
Este ambiente gráfico alternativo para linux tem como principal característica a fluidez. Sem complicações, o ZappWM é o ambiente gráfico perfeito para quem precisa de desempenho e não gosta de muitos efeitos visuais. Curiosos? Experimentem e dêem-nos o vosso feeback.
Este artigo tem mais de um ano
Mais uma alternativa 🙂
Já agora, pergunto se a recente grande utilização do PEAR OS da vossa parte é apenas por acaso ou a distro vale a pena?
Vale mesmo a pena. Não tenho usado outra coisa.
e como está se comportando a bateria, com o Zorin OS 12.04 estou conseguindo 3h20 a 25min. Será que vale a pena trocar?
Pena não conseguir instalar. Quando chega à parte de criar as partições, para instalar lado a lado com o windows, continua por ali sem haver mudanças 🙁
Podes criar uma partição com o GParted depois podes instalar qual quer distro.
Abraços.
O painel do Fluxbox apareceu embaixo ou no topo do ecrã?…O certo é que apareça no top e não sobreposto ao inferior…Outra coisa, a decoração da janela deveria ser estilo “aqua”…Parecido com o OSX, geralmente a decoração “pega” quando se faz o re-login. Eu tenho usado o Crunch Bang. Pra mim tem valido muito a pena, principalmente porque tenho acesso a tudo do Debian com as facilidades que desejo.
Como fazer para remover o zappwm?
Ele estragou legau meu desktop.
Cleiton, estragar é bem improvável, a não ser que você tenha baixado um arquivo corrompido…Mas você pode fazer isso num terminal como root:
#apt-get remove zappwm
lembra do makulu linux?
instalei ele recentemente e não aparece divre de som, o som até sai, mas baixinhoo. E no desktop, paprece um x no controlador de volume. Será que se eu instalasse e Ambiente gráfico ou o cinnamo, resolveria????
Também ja apresentamos o Makululinux
https://pplware.sapo.pt/linux/makululinux-uma-distro-linux-descomunal/
Após logar no Cunch Bang com ZappWM, meu consumo de memória ficou em 120MB e no Debian, 90MB…Ideal para Netbooks…Com algum refinamento visual pode ser portado para tablets de baixas especificações.
heheh,,,
nem de propósito, ando mesmo a procura de uma boa alternativa para o meu netbook.. 😉
Estou a costumizar uma versão do fluxbox, tentando utilizar maravilhoso mint-fm2 do mint 9 fluxbox…mas estou muito longe ainda…para já estou em cerca de 150 megas de ram…mas muito longe dos 90-110 dessa versão…mas o meu código esta em bash…:(…ainda 🙂
vou dar uma voltinha neste projecto…thanks pela partilha 😉
cmps
Bom eu tenho instalado no meu NetBook o CrunchBang ele me usa apenas 70 Megas de Ram muito leve e fácil de a gente deixar tudo ao nosso gosto XD
Abraços.
Crunch Bang é muito rápido…Ele já faz a detecção de hardware, suporte avançado a rede, montagem de dispositivos…tudo levinho num ambiente fluxbox. Vale a pena mesmo. Até porque, você pode instalar um KDE, LXDE, XFCE ou mesmo o ZappWM nele.