Wireless tools no Linux
Wireless tools é um pacote com 6 ferramentas (iwconfig, iwevent, iwgetid, iwlist, iwpriv, iwspy), que nos permite aceder facilmente a redes sem fios a partir de sistemas Linux. Esta "caixa" de ferramenta é parte integrante das recentes distribuições do Linux.
Segue uma breve explicação de cada comando, supondo que a nossa placa possui o identificador wlan no nosso sistema Linux (para visualizar o identificador da sua placa execute o comando seguinte /sbin/ifconfig -a) :
1) iwconfig - tem a mesma função que o comando ifconfig (para consultar parâmetros de rede) mas é destinado exclusivamente para ver os parâmetros da nossa placa wireless. Permite ainda configurar parâmetros de acesso à rede wireless com por exemplo: SSID, modo (infraestrutura ou ad-hoc), canal, chaves WEP, etc.
Exemplo: iwconfig wlan0 channel 6 essid pplware
(configura a rede para aceder à rede com o nome pplware pelo canal 6).
2) iwlist - Este comando permite "listar" todas as redes alcançáveis (como por exemplo listar a rede do vizinho)
Exemplo: iwlist wlan0
3) iwpriv - Mostra todas as configurações permitidas para a nossa placa wireless
Por exemplo, para mudar para 802.11g (54Mbps) basta utilizar o seguinte comando:iwpriv network_type g
4) iwgetid - Para saber qual o SSID (ou seja, saber qual o nome da rede) à qual estamos associados.
5) iwspy - é usado para configurar uma lista de endereços numa interface de rede wireless e para obter informações sobre a qualidade do link (recolha de estatísticas de tráfego).
6) iwevent - mostra eventos gerados pelo driver e por alterações na configuração.
Espero que tenham assimilado estes pequenos mas eficazes comandos, pois acredito que vos serão úteis na vossa utilização Linux.
Este artigo tem mais de um ano
Boa iniciativa.
Para um usar gráficamente , recomendo o uso do NetworkManager que há para Gnome e KDE .
🙂
Pois, varias vezes recuei, porque necessito de ter a minha placa wireless a bombar.
Tenho de ir pescar net ao Desktop via wireless e sem isso não vale a pena meter-me no Linux.
Mas agora, tenho a impressão que já não falta tudo.
Vou esperar por Abril, altura que sai o novo UBUNTU, que segundo dizem promete muito.
A ver vamos…
@Strider
E promete 🙂
Eu tenho estado a usar ja a quase 1 mes a versão Alpha, a Beta está para sair daqui a 2 semanas, e dps 19 de Abril Final.
Neste momento até está estavel ( para uma versão em development ).
Espero que estas preciosas indicações me ajudem, pois com a instalação do Ubuntu, “perdi” a minha placa sem fios e apesar de ser reconhecida e dizer que está a funcionar … nicles, só mesmo com cabo.
Bem!eu instalei uma placa wireless num desktop k esta numa loja em exposicao e instalei a distro Sabayon isto devido ao exelente ambiente grafico que tem!primeiro vime mesmo grego para conseguir instalar a placa wireless visto que esta nao era reconhecida e nao havia drivers para a mesma para linux!
agora que consegui instalar a placa wireless em condicoes e que ja consigo detectar as redes que tenho na zona, nao consigo aceder a estas!
do genero…
tenho uma rede que esta protegida por Palavra passe 64Bit ele pedeme a password de acesso e depois quando esta a fazer a coneccao para nos 57% se nao estou em erro e passado uns segundos volta a pedirme a pass!sendo que provavelmente entra num ciclo…
o que podera ser?
Grande Pedro,
Estava lendo mais a respeito de Wireless Tools e achei informações do próprio Jean Torrilles no site: http://www.hpl.hp.com/personal/Jean_Tourrilhes/Linux/Tools.html
Gostaria de saber de você se “ifrename” também não seria uma ferramenta do pacote.
Junio