Wine 0.9.52
Wine (acrónimo para WINE Is Not an Emulator) é um projecto para sistemas operativos UNIX que permite executar nesse ambiente software especificamente concebido para o Microsoft Windows.
O WINE funciona como uma camada (semelhante a um emulador) que expõe uma API compatível com a do Windows; ao serem executadas as diferentes funções, o Wine irá traduzi-las para rotinas em UNIX cujo resultado seja idêntico. Diz-nos também a Wikipedia que o Wine ainda disponibiliza a sua própria biblioteca (Winelib) por forma a que o código-fonte dos programas concebidos para Windows possa ser compilado no ambiente UNIX.
Licença: GPL Sistemas operativos: Linux Download: Wine 0.9.52 [12.36MB] Homepage: Wine
Este artigo tem mais de um ano
Boa noite…
Duas questoes…
1) Instalei o ubunto 7.10 com intencoes de o utilizar o qt possivel, mas como estudante nao posso fugir a utilizar o windows bastante. A minha questao era se o wine precisa do windows a correr por baixo (instalado dentro dele) para correr as aplicacoes, ou nao
2) Nao consigo adicionar o blog à minha lista do googleReads, é normal?
cumprimentos
o wine pretende substituir o windows, assim não é preciso ter nenhuma cópia do windows para o usar.
@ ricardo
O wine faz correr programas windows no linux não faz correr o windows. Eu por exemplo tenho o macromedia e um jogo de orientção e correm os dois muito bem. Mas certos progrmas não dão.
Tens outra solução que é fazer uma VM. Há um post aqui no pplware a explicar como fazer uma (é ao contrário, linux dentro de windows mas vai dar ao mesmo) procura que encontras.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wine
É má onde copiar da Wikipedia e não meter fonte.
😐
andremiguel diz lá no texto. Lê com atenção 😉