Pplware

Windows ou macOS para quê? Instale o Linux Manjaro (5)

Depois das nossas rubricas “Adeus Windows ou macOS! O elementary OS tem o que precisa” e “Farto do Windows? O Linux Mint 18 tem tudo o que precisa“, a nossa aposta recaiu agora sobre o já popular Linux Manjaro, uma vez que tem como base o Arch Linux.

Mas o que tem de tão especial o Linux Manjaro? Vamos conhecer melhor esta distribuição.


No último tutorial apresentamos aqui como poderiam personalizar o Linux Manjaro.  Hoje vamos conhecer algumas das aplicações que podem encontrar dentro de Acessórios, no Menu Principal.

Como mostra a figura seguinte, dentro dos Acessórios podemos encontrar as ferramentas:

Ferramenta A Fazer

A ferramenta A Fazer permite-nos registar tarefas e definir lembretes. Esta ferramenta oferece uma interface muito simples e intuitiva.

Gestor de ficheiros

Tal como outros sistemas operativos, o Linux Manjaro traz também um gestor de ficheiros e diretórios. No Windows chama-se Explorador de Ficheiros, no macOS chama-se Finder e no Linux Manjaro tem simplesmente o nome Ficheiros.

Kvantum Manager

O Kvantum Manager é um gestor de temas do Linux Manjaro. Com esta ferramenta pode instalar ou atualizar um tema, apagar um tema entre outras opções.

Meteorologia

A app de Meteorologia está também muito bem conseguida. Para que tudo funcione, basta indicar uma cidade e serão apresentadas as previsões para uma semana.

Boas ferramentas, não são? Num próximo tutorial iremos abordar outras funcionalidades interessantes, por isso fiquem atentos. Se tiverem sugestões, deixem na zona dos comentários. Como já referimos, estes são artigos para iniciantes.

O Linux Manjaro é uma das distribuições mais bonitas e user-friendly, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. É uma rolling distro e tem total compatibilidade com os repositórios do Arch (AUR – Arch User Repository).

Exit mobile version