Pplware

Windows ou macOS para quê? Instale o Linux Manjaro (4)

Depois das nossas rubricas “Adeus Windows ou macOS! O elementary OS tem o que precisa” e “Farto do Windows? O Linux Mint 18 tem tudo o que precisa“, a nossa aposta recaiu agora sobre o já popular Linux Manjaro, uma vez que tem como base o Arch Linux.

Mas o que tem de tão especial o Linux Manjaro? Vamos conhecer melhor esta distribuição.


No último artigo abordamos o “Painel de Controlo” do Linux Manjaro e hoje vamos conhecer que ferramentas/funções estão disponíveis para a personalização do Desktop.

Personalização do Desktop no Linux Manjaro

Dentro das “Definições” existe um submenu designado de Fundo que tal como o nome sugere permite mudar o Papel de Parede do nosso sistema. Quem pretender também pode mudar o Papel de Parede quando o ecrã está bloqueado.

Carregando, por exemplo, em Fundo, o utilizador irá aceder a todos os Papéis de parede disponíveis pelo sistema ou pode, simplesmente, escolher um Papel de parede  escolhendo uma cor básica .

Ferramenta dconf-editor

Dentro do Menu > Ferramentas de Sistema, encontramos um utilitário designado de dconf-editor que nos permite alterar as mais diversas configurações do sistema.

Por exemplo, se pretenderemos incluir a percentagem de bateria basta ir a /org/gnome/desktop/interface/show-battery-percentage e ativar tal opção.

Dentro do dconf-editor encontramos centenas de opções que nos permitem personalizar o sistema ao “milímetro”. Podemos mudar os comportamentos do rato, alterar o menu lateral, escolher o tipo de fonte, alterar parâmetros das notificações, screensaver, etc.

Fácil não é? Num próximo tutorial iremos abordar outras funcionalidades interessantes, por isso fiquem atentos. Se tiverem sugestões, deixem na zona dos comentários. Como já referimos, estes são artigos para iniciantes.

O Linux Manjaro é uma das distribuições mais bonitas e user-friendly, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. É uma rolling distro e tem total compatibilidade com os repositórios do Arch (AUR – Arch User Repository).

Exit mobile version