Depois das nossas rubricas “Adeus Windows ou macOS! O elementary OS tem o que precisa” e “Farto do Windows? O Linux Mint 18 tem tudo o que precisa“, a nossa aposta recaiu agora sobre o já popular Linux Manjaro, uma vez que tem como base o Arch Linux.
Mas o que tem de tão especial o Linux Manjaro? Vamos conhecer melhor esta distribuição.
Tal como o Windows 10, o Linux Manjaro tem também um “Painel de Controlo” que neste sistema se chama simplesmente “Definições”, onde estão disponíveis várias funcionalidades que permitem personalizar o sistema e não só.
Como podem ver, dentro das “Definições” existem opções para configurar a ligação Wi-Fi, Bluetooth, alterar o wallpaper, gerir as notificações, configurar parâmetros ao nível da privacidade, configurar parâmetros ao nível da energia, etc.
É também nas Definições, carregando em Contas Online que podem ligar-se aos mais diversos serviços online, onde se incluem o Facebook, Nextcloud, entre outros.
Dentro de Detalhes > Default Applications, é possível indicar quais as nossas ferramentas, por omissão, para determinadas tarefas.
A criação de utilizadores também está disponível, dentro de Detalhes, na opção Utilizadores. Para criarem um novo utilizador basta que carreguem no botão Add User…
Fácil não é? Num próximo tutorial iremos abordar outras funcionalidades interessantes, por isso fiquem atentos. Se tiverem sugestões, deixem na zona dos comentários. Como já referimos, estes são artigos para iniciantes.
O Linux Manjaro é uma das distribuições mais bonitas e user-friendly, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. É uma rolling distro e tem total compatibilidade com os repositórios do Arch (AUR – Arch User Repository).