Wallpaper Slideshow no Ubuntu
Assim como no Windows 7 e OSX, o Ubuntu permite slideshow de Wallpapers muito graças ao GNOME 2.28. Há uns tempos atrás, a tarefa de ter wallpapers a passarem de X em X tempo era uma tarefa complexa para um utilizador normal. Actualmente, já são muitas as aplicações gráficas que permitem facilmente configurar este tipo de serviços. Hoje vamos conhecer o CreBS (Create Background Slideshow).
Create Background Slideshow (CreBS) é uma aplicação desenvolvida em Python/GTK, que permite criar e definir slideshows de wallpapers para o GNOME.
Como instalar no Ubuntu?
Para instalar no Ubuntu, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:crebs/ppa sudo apt-get update sudo apt-get install crebs |
Depois de instalado, o CreBS encontra-se em Preferences—>Create Background Slideshow
Basicamente o utilizador apenas tem de adicionar um conjunto de imagens a partir de um determinado directório. Depois pode proceder à organização dos wallpapers, definindo a ordem de apresentação dos mesmos.
Entre as opções disponíveis, o utilizador pode ainda definir o “timming” para cada imagem, bem como o tempo de transição.
Para quem está tentado a experimentar o CreBS, aqui fica um vídeo para verem todas as funcionalidades em acção.
Fiz alguns testes com a aplicação, e de facto funciona bastante bem. É bastante simples de configurar, e para quem não gosta de ter sempre o mesmo wallpaper é uma boa opção.
Homepage: Crebs
Este artigo tem mais de um ano
Deixo também uma outra aplicação com o mesmo propósito, que também funciona em ambiente GNOME – o Desktop Drapes: https://launchpad.net/drapes
Além de fazer exactamente o mesmo que o programa que vocês falaram, também tem a possibilidade de ir procurar sempre as imagens a uma dada localização (uma boa coisa, especialmente se se descarregar frequentemente wallpapers novos). Para além disso, tem também um ícone que fica na área de notificação, o qual pode ser pressionado para mudar de imediato o wallpaper (caso se esteja farto dele, e não se queira esperar o tempo estabelecido previamente…).
Não sabia que os hamsters também eram acrobatas!!!
O meu passa o dia a fazer a única acrobacia que sabe: Dormir!
Anyway, em relação ao artigo, a app parece interessante…
Mas o mais incrível é que agora não é a Microsoft que copia as coisas de outros SO’s… infelizmente só sabem apontar o dedo a uns, os outros que fazem igual ou pior.. ninguém diz nada =(
LOL verdade 😛
Como o amigo Zé disse o KDE já tem esta funcionalidade a anos e o Mac também já tinha e de mais a mais todos sabemos que o que a Micro$oft faz de melhor é imitar e depois tentar melhorar a ideia dos outros. KKKKKK
gostei da imagem do hamster 🙂
Por acaso… num se arranja ai um lickzito? 😛
É impressão minha ou esta funcionalidade é um coisa completamente banal, e que o KDE tem há anos sem recorrer a aplicações externas?
Mas o gnome você sabe como que é….
Poderia compartilhar estes papéis de parede?
O do hamster e da “folha” (não tenho certeza se é isto) parecem muito bonitos.
Boas Roberto, Tens aqui o Hamster http://www.hdwallpapers.net/
Trata bem dele 🙂
Abraço
PPinto
Grato, como eu imaginava, ficaram ótimos os 2, vão para a pasta princial do desktop.
🙂
para os que como eu ficaram encantados com a imagem do hamster (lol)
aqui vai um link para wallpaper:
http://www.mota.ru/en/wallpapers/view/id/21973
tem varias resoluções
nao precisam agradecer 😛
Ola pessoal,
sempre gostei de poder ter papeis de parede mudando sempre, mas agora tenho 4 paredes, estou usando Wallpaper Slideshow, o da matéria, um de vcs sabe como deixar mudando papeis de parede diferentes nas outras áreas de trabalho
agradeço a dica
Ao instalar a última mensagem do terminal me diz:
E: impossivel encontrar o pacote crebs
E agora?