Pplware

Vamos começar a usar o Linux Ubuntu em vez do Windows 10? (5)

Nos últimos meses temos vindo a apresentar, com maior detalhe, algumas distribuições GNU Linux com o objetivo de dar a conhecer o potencial de cada uma delas. Começámos pelo Linux Manjaro, depois o Linux Mint e mais recentemente o Deepin.

Hoje vamos aprender como personalizar o sistema em alguns aspectos.


No último mostrámos como é fácil instalar aplicações no Ubuntu. Hoje vamos deixar algumas dicas para quem pretender personalizar o sistema.

Definir Papel de Parede

Normalmente, nas distribuições Linux, a escolha de imagens para Papel de Parede são sempre acertadas… e no Linux Ubuntu não é excepção. Para mudarem o papel de parede basta que carreguem com o botão do lado direito do rato em qualquer parte do ambiente de trabalho e depois escolham a opçãoAlterar fundo.

Depois é só escolherem o que mais gostam, dentro dos muitos que são disponibilizados. De referir que, tal como acontece com no macOS, o utilizador escolhe se pretende definir o papel de parede apenas no ambiente de trabalho ou apenas no ecrã de bloqueio.

Como podem ver pela imagem seguinte, existem vários fundos disponíveis e todos eles são bastante elegantes.

Doca

Dentro das Definições do sistema existem muitas outras alterações que pode fazer. Por exemplo, pode ocultar automaticamente a Doca, reduzir ou aumentar o tamanho dos ícones na Doca e indicar qual a posição no ecrã.

Ferramenta Ajustes

O Ubuntu traz nativamente a ferramenta Ajustes. Tal como o nome sugere, esta ferramenta permite fazer alguns tweaks ao sistema, Por exemplo, ao nível da aparência, podemos definir o tema que pretendemos, mudar tipo e tamanho de letra, escolher conjunto de ícones…

É também possível personalizar a Barra de Topo. É possível realizar personalizações ao nível do relógio, do calendário, visualizar a percentagem da bateria, etc.

Relativamente ao Ambiente de trabalho, podemos facilmente indicar quais os atalhos que pretendemos.

Ainda dentro dos Ajustes, é possível personalizar o sistema ao nível das janelas, layouts de teclado e funcionamento do rato, etc. Explorem as Definições do Sistema e também esta ferramenta Ajustes para que possam ter o Ubuntu ao vosso gosto.

O Ubuntu é uma das distribuições mais populares de mundo e foi também graças a esta distribuição que outras distribuições se tornaram populares.

Nos últimos anos têm acontecido algumas alterações de peso nesta distribuição que iremos mostrar num conjunto de tutoriais. De referir que estes tutoriais são destinados a leitores que pretendem iniciar-se no mundo do Linux.

Exit mobile version