Pplware

Vamos começar a usar o Linux Ubuntu em vez do Windows 10? (2)

Nos últimos meses temos vindo a apresentar, com maior detalhe, algumas distribuições GNU Linux com o objetivo de dar a conhecer o potencial de cada uma delas. Começámos pelo Linux Manjaro, depois o Linux Mint e mais recentemente o Deepin.

Depois de uma breve apresentação do Ubuntu, vamos conhecer melhor algumas funcionalidades.


Como instalar o Linux Ubuntu?

Pré-Requisitos

Para a elaboração deste tutorial criamos uma máquina Virtual no VirtualBox com as seguintes configurações:

Passo 0) Início da Instalação

A instalação do Linux Ubuntu é bastante simples. Depois de arrancarem com a ISO, devem selecionar o idioma de instalação e em seguida a opção Instalar Ubuntu.

Passo 1) Disposição do Teclado

O próximo passo é escolher o layout do teclado. Para este tutorial escolhemos Português. Depois é só carregar em Continuar.

Passo 2) Atualizações e outro software

Neste ponto de instalação, o utilizador pode simplesmente escolher a opção “Instalação normal” ou “Instalação mínima”. Para este tutorial vamos escolher a opção Instalação normal.

Se quiserem fazer uma Instalação Mínima, pode seguir este tutorial.

Passo 3) Tipo de Instalação

Criação de partições, é o ponto que ainda assusta alguns utilizadores. No entanto, não há razão para tal pois o processo de preparar o disco, definindo as partições onde instalar, é bastante intuitivo.

Para este tutorial vamos seguir o caminho mais fácil que é apagar todo o disco e instalar a última versão do Ubuntu. É só selecionar a opção e carregar em Instalar agora.

Passo 4) – Qual a sua localização?

Definimos agora a nossa localização no mapa.

Passo 4) – Quem é?

Neste passo criamos o primeiro utilizador assim com a respetiva password. Definimos também qual o nome da máquina.

E está feito! Para obter o novo Ubuntu 18.04.1 LTS, (Bionic Beaver) acedam aqui

O Ubuntu é uma das distribuições mais populares de mundo e foi também graças a esta distribuição que outras distribuições Linux se tornaram populares.

Nos últimos anos têm acontecido algumas alterações de peso nesta distribuição, como por exemplo o abandono da interface Unity, mas esta é sem dúvida uma das distribuições mais completas.

Exit mobile version