Ubuntu Tweak agora com suporte para o Ubuntu 12.04
Na semana passada informamos aqui a disponibilização do Ubuntu 12.04 Alpha 2 e tal como costumo fazer para outras versões, decidi instalar no Virtualbox para realizar alguns testes. Apesar de existirem algumas incompatibilidades com o Virtualbox, tenho verificado que a cada versão do Ubuntu 12.04 nota-se uma maior estabilidade e rapidez.
Uma das aplicações que costumo instalar sempre no Ubuntu é o fantástico Ubuntu Tweak. Ontem foi disponibilizado o Ubuntu Tweak 0.6.1 que é compatível com a ultima versão do Ubuntu.
O Ubuntu Tweak é um pequeno utilitário que está em constante desenvolvimento e que permite de uma forma muito intuitiva configurar facilmente o Ubuntu. Esta é certamente uma das ferramentas mais usadas pelos utilizadores da distribuição da Canonical.
O Ubuntu Tweak é uma autentica “pérola”, onde o utilizador pode adicionar e remover várias aplicações, configurar o Compiz , alterar parâmetros do Startup, adicionar/actualizar lista de repositórios, entre outros.
Principais novidades do Ubuntu Tweak 0.6.1
- Possibilidade de mudar a cor a Dash
- Possibilidade de mudar a fonte
- Suporte total para o Ubuntu 12.04
Como podemos ver pela imagem seguinte, o utilizador pode agora definir a cor que pretende associar a dash.
Além da cor, o utilizador dispões agora de um painel que permite definir o tipo e tamanho de letra a associar aos componentes da dash.
Como instalar no Ubuntu?
Para instalar o Ubuntu Tweak 0.6 no seu sistema, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:tualatrix/next sudo apt-get update sudo apt-get install ubuntu-tweak |
O Ubuntu Tweak é um must-have para qualquer utilizador que uso como sistema operativo o Ubuntu. Para quem pretenda colaborar no projecto, o autor da aplicação disponibiliza uma wiki onde podem ver como podem colaborar.
Este artigo tem mais de um ano
Bom dia o Ubuntu Tweak , está uma sombra do que era quando o Gnome 2.3 era a interface gráfica do Ubuntu .
Tenho pena porque o Ubuntu tweak era uma forma fácil de personalizar o Ubuntu muito rapidamente e sem termos de ser uns experts na consola , hoje com com o Unity as variáveis são outras e a capacidade de personalização é de facto muito reduzida .
Aceitem os meus sinceros cumprimentos
Serva
Serva testaste a ultima versao do Ubuntu? Se sim, qual a tua opinião?
excelente app !
mas já não uso ubuntu porque fiquei apaixonado pelo arch linux e não quero outra coisa !
o que me deixou maravilhado pelo arch:
1)sempre actualizado.
2)pacman super rápido.
3)extremamente personalizável.
4)super rápido o boot e na utilização geral do sistema.
5)wiki super completa e interessante.
6) AUR > Arch User Repository.
7) ETC..
se eu não gostasse tanto de jogos,fazia isto ao win7:
pacman -Rs win7
ps: não estou a a dizer que o ubuntu é mau!é uma distro muito boa para quem começá no mundo do gnu/linux.ou então o (linux mint) instalar e desfrutar do maravilho mundo do software livre ! 🙂
Pedro , ainda não , vou experimentar este fim de semana , mas vou mesmo instalar de raiz .
Cumprimentos
Serva
Só um pequeno à parte. O 12.04 ainda não saiu, por ainda está em estado alpha. Portanto a última ainda é 11.10. Estou a usar a 11.10 artilhada com as dicas do Pedro Pinto, Linux 3.2 e Unity 5.0 (penso eu)…
O Ubuntu 12,04 só sai em Abril deste ano aqui fica o Link com as respectivas datas de lançamento das versões até a data da conclusão .
http://www.ubuntugeek.com/ubuntu-12-04-release-schedule.html
Cumprimentos
Serva
Pedro Pinto ,
Tal como prometido , venho fazer os meus primeiros comentários as seguintes distribuições :
Ubuntu 12,04 Alpha 2
O que mais me surpreendeu foi a estabilidade sem crashs , com uma velocidade espantosa , de facto o Unity tem feito sem duvida um progresso muito significativo desda a sua aprentação na versão 11,04 de há mais ou menos 1 ano , bem sei que a versao 10,10 tinha o Unity para portateis , mas há que salientar que esta versão Alpha bem mais parece uma versão final do SO , não me crashou durante mais ou menos 2 horas que estive dedicado a perceber quais as evoluções .
Notei também que a placa grafica é bem melhor aproveitada que nas versões anteriores de Kernel e que a definição e recorte estão todos lá , existe também um caminho muito interessante que está a ser percorrido pelo gestor de actualizações que está cada vez melhor e também o mesmo podemos dizer da sua organização , de facto só tenho a dizer coisas positivas .
A versão final promete , eu ainda no proximo fim de semana me irei dedicar a explorar muito mais esta Distro .
Umas palavras finais para o Kubuntu 12,04 Lts que teve a sua primeira versão Aplha e que igual modo me surpreendeu pela sua estabilidade nunca tive uma mensagem daquelas chatas que recebiamos que a aplicação tinha fechado e para reiniciarmos a aplicação , este 4,8 em conjunto com o novo Kernel vieram dar uma velocidade de boot que não era normalk no KDE , nesta versão não se sente o peso do KDE , portanto tudo noticias fantasticas para os apaixonados como eu do Open Source .
Alguma coisa que necessites , estou ao dispor
Cumprimentos
Serva
Boa tarde ,
Mais uma noticia fantástica para o Mundo Open Source , a Distro Chakra , lançou no dia 12 a versão 2012.02 , temos 2 opções de download para além dos 32 e 64 bits , esta Distro apresenta-nos a possibilidade de fazermos um download de uma versão base sem praticamente nenhuns pacotes , sendo que a instalação dos pacotes será ao gosto do próprio utilizador e uma já com um leque muito interessante de pacotes na versão em DVD .
De notar que esta Distro é a primeira que usa o Kernel 3.2 numa versão final e o ambiente gráfico KDE 4.8 , já estive a dar umas voltinhas no bicho e posso dizer que me surpreendeu e muito pela positiva , extremamente rápido mais uma vez não se sente o peso do KDE o que preconiza que este Kernel é provavelmente o melhor até a data produzido por esta maravilhosa comunidade .
As escolhas são cada vez maiores , estou também a acompanhar a Distro Mageia que tem feito uns progressos muito interessantes , veremos como fica a versão final da Pinguy e ainda temos a Ultimate edition que deverá estar a sair a 3.1 , tudo boas noticias , nunca o mundo Linux esteve tão animado pelo menos que me lembre destes quase 7 anos que uso e abuso deste maravilhoso SO .
Vamos ver a confirmarem-se o que aqui disse acerca deste Kernel quando é que ele será portado para o Android .
Aceitem os meus sinceros cumprimentos
Serva