Ubuntu One Music Store, numa distribuição perto de si
A Canonical, anunciou a disponibilização de um novo serviço para comércio electrónico de músicas, disponível a todos os utilizadores do Ubuntu. Este serviço irá permitir, disponibilizar acesso a um leque variado de faixas no formato MP3 das principais bandas/intérpretes bem como uma oferta extensa de estilos musicais, sem se sair do conforto do ambiente de trabalho do sistema do pinguim.
O serviço marca uma parceria entre a Canonical e a 7digital, uma das maiores cadeias de comércio electrónico na área de entretenimento áudio. O que é que isto significa para o utilizador? Uma forma simples, segura e rápida de adquirir músicas de um vasto reportório de mais de 4 milhões de músicas no formato MP3, livres de quaisquer restrições DRM. Isto quer dizer que terá liberdade de utilizar todas as faixas adquiridas, no seu leitor de MP3, gravá-las para um CD áudio ou o que quiser.
O Ubuntu One Music Store (UOMS), está disponível dentro do reprodutor de áudio Rythmbox, que vem instalado por omissão na popular distribuição de Linux. Embora este reprodutor já tivesse integração com ofertas semelhantes como o Jamendo ou Magnatude, estes serviços eram mais orientados para intérpretes independentes ou mais desconhecidos para a maioria do público.
O UOMS destaca-se pelo extenso catálogo de músicas dos principais artistas da actualidade, que a 7digital oferece. Esta última possui uma cobertura vasta e está disponível nos principais países do mundo, pensamos ter sido este um dos principais factores de a canonical ter optado por este serviço, que é de facto uma mais valia na nova versão do Ubuntu.
Na prática ao se lançar o reprodutor de média do Ubuntu na actual versão beta, o utilizador poderá ter acesso a este serviço numa nova opção abaixo das anteriores ofertas de store. Ao clicar nesta opção, é informado que para ter acesso, precisa de ter instalado os codecs MP3 adequados, sendo dada essa opção para o processo ser realizado automaticamente.
Depois de instalado os codecs, e caso possua uma ligação à internet é apresentada uma vista para o UOMS, através das capacidades do motor de renderização Webkit. O serviço tem uma apresentação bastante organizada e útil, como é observável na seguinte imagem. É apresentado ao utilizador uma montra dos artistas e álbuns em destaque, bem como as recomendações do serviço para o utilizador.
O utilizador pode ainda pesquisar por um artista, banda ou género musical da sua preferência e ter acesso a uma pequena biografia de qualquer intérprete, bem como a toda a sua discografia. Seleccionado o álbum, dependendo da opção do artista, o utilizador pode ter acesso e descarregar músicas disponibilizadas gratuitamente, bem como ouvir uma demo de cada faixa existente.
Este serviço possui uma filosofia muito parecida com o iTunes, pode adquirir um álbum inteiro ou apenas uma faixa, a escolha é sua.
Quanto ao pagamento, existe a flexibilidade de o efectuar através de cartão de crédito/débito como na maioria dos serviços ou a possibilidade de utilizar o Paypal um meio mais popular e flexível. Posteriormente a adquirir as faixas, estas serão sincronizadas para o serviço cloud Ubuntu One.
A integração ainda está em fase beta, embora funciona razoavelmente bem com um ou outro pequeno bug na apresentação do serviço, nada que não seja corrigível a tempo do lançamento da versão final do Ubuntu Lucid Lynx. Embora não tenhamos informação relativa aos detalhes que estão por detrás do acordo entre a Canonical e a 7digital, certamente deste serviço irá advir uma percentagem dos lucros de todas as vendas para a Canonical.
Nada temos contra isso, aliás até nos parece uma forma legítima e inteligente de rentabilizar uma distribuição da qualidade do Ubuntu que é oferecida gratuitamente e ao mesmo tempo colmatar uma lacuna que era apontada por muitos utilizadores, a integração do Ubuntu com uma loja online com uma oferta vasta e de qualidade.
Este artigo tem mais de um ano
E vai ser possivel comprar em Portugal ou será como os serviços da Amazon e afins que so vendem para EUA e UK?
sim, poderas comprar em Portugal
Ai Ubuntu, estas a ficar tão crescido!
Ai o Ubuntu, tão crecido que ele esta.
Muito bom o Rhythmbox.
Gosto disto! Belo serviço para o meu ubuntu.
A ideia parece boa. Vamos lá ver a que preços e com que qualidade é que as musicas são ser disponibilizadas, já para não falar nas localizações.
A UOMS só está disponivel para o lucid lynx? Tenho o 9.10 e não me aparece nada.
Só uma correcção o nome da loja é “Magnatune” e não Magnatude, e para mim é a loja com a melhor filosofia, em relação a músicam que conheço (só é pena a variedade ser um pouco limitada)
PS – Tenho já é a segunda vez numa semana que o meu sistema faz um logout quando estou a escrever um comentário aqui,a gluma ideia do que será?
+1 para a Magnatune 🙂
obrigado pela a noticia
obrigado
giro , mas o que é realmente importante para o ubuntu fazer frente ao windows a que é mentira.
Gosto bastante de crackar DRM. Adoro o cheiro das centenas de albums acabados de sacar… xD
Mas o software parece bastante organizado e flexivel. testar…
Uso o Ubuntu 9.10 e tb ñ encontro o UOMS
Como é k consigo actualizar o Rythmbox? Tou no site e sou iniciante msm em ubuntu e em linux, e por hábito tou à procura do .exe :s
Mas encontro la uma lista tão grande que nem sei o k sacar.
É para o Lucid apenas. Eu fiz o update para a Beta 1e está a correr às 1000 maravilhas.
E a minha maquina pessoal e o meu sistema operativo principal onde passo 95% do meu tempo no laptop. A beta 1 esta muito estável! Ahh.. e tenho Gnome e KDE. Ambos correm que nem ginja.
realmente não percebo a canonical nesta mudança o magnatune era em tudo melhor, pois disponiblizava musica em formato livre ou seja ogg e nesta so temos formatos proprietarios.
Cumps